INTERNACIONALIZAÇÃO

Núcleo Educamemória promoveu encontro Internacional de Pesquisadores na FURG

Atividades foram realizadas junto ao Cidec-Sul e em territórios pertencentes a escolas públicas

Foto: Divulgação

O Núcleo Educamemória realizou entre os dias 5 a 9 de novembro, o I Colóquio Internacional de Educação e Memória e o VIII Encontro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas – RIAPEP. As atividades dos eventos foram realizadas no Campus Carreiros da universidade, junto ao Cidec-sul e outros territórios de escolas públicas. Durante os dias de programação, estiveram presentes professores pesquisadores da UFSC, da UNJU-Jujuy, da UNPA-Rio Gallegos, da FFyL-UBA- Buenos Aires e da UFPel, além de professores das escolas básicas de diferentes municípios, alunos de graduação dos cursos de História, Letras e Pedagogia e pesquisadores em formação de cursos de Pós-graduação.

Notícias Relacionadas

A ação, segundo a coordenação do evento, faz parte do processo de internacionalização das universidades participantes, sendo que, no momento das atividades, concretamente iniciou-se a relação entre FURG e outras quatro instituições de ensino superior da Argentina (Universidade Nacional de Jujuy – UNJU; Universidad Nacional de la Patagonia Austral – UNPA; Facultad de Filosofia y Letras (FFyL) da Universidad de Buenos Aires – UBA), por meio da assinatura dos Convênios de Cooperação Internacional.

De acordo com os professores coordenadores das atividades, Carmo Thum e Vânia Chaigar, a profundidade do debate estabelecido, fortaleceu os vínculos e as parcerias institucionais entre os representantes das universidades presentes. O evento promoveu a internacionalização das ações do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) do Instituto de Educação (IE) da FURG e, além disso, a constituição da rede “fortaleceu o combate ao individualismo e às apartações em curso nesses tempos de retrocesso democrático”, apontam.

Os membros da RIAPEP desenvolveram suas atividades mediante debates e discussões científicas acerca dos temas propostos, processo este que foi ampliado em ação realizada em compartilhamento com o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, o qual, no último dia de evento, realizou o Painel: Direitos identitários e modos de vida tradicionais no bioma Pampa: perspectivas a partir dos Povos e Comunidades Tradicionais.

O próximo encontro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas – RIAPEP será realizado em 2020, na Univerisdad Nacional de la Patagônia Austral – Argentina.