O Núcleo Educamemória realizou entre os dias 5 a 9 de novembro, o I Colóquio Internacional de Educação e Memória e o VIII Encontro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas – RIAPEP. As atividades dos eventos foram realizadas no Campus Carreiros da universidade, junto ao Cidec-sul e outros territórios de escolas públicas. Durante os dias de programação, estiveram presentes professores pesquisadores da UFSC, da UNJU-Jujuy, da UNPA-Rio Gallegos, da FFyL-UBA- Buenos Aires e da UFPel, além de professores das escolas básicas de diferentes municípios, alunos de graduação dos cursos de História, Letras e Pedagogia e pesquisadores em formação de cursos de Pós-graduação.
Geducação realiza leitura de obra sobre privatização na educação
Ouvidoria da FURG palestra no 2º Fórum Regional de Ouvidorias
Editora da FURG participa da 3ª Reunião Ordinária da ABEU Regional Sul
A ação, segundo a coordenação do evento, faz parte do processo de internacionalização das universidades participantes, sendo que, no momento das atividades, concretamente iniciou-se a relação entre FURG e outras quatro instituições de ensino superior da Argentina (Universidade Nacional de Jujuy – UNJU; Universidad Nacional de la Patagonia Austral – UNPA; Facultad de Filosofia y Letras (FFyL) da Universidad de Buenos Aires – UBA), por meio da assinatura dos Convênios de Cooperação Internacional.
De acordo com os professores coordenadores das atividades, Carmo Thum e Vânia Chaigar, a profundidade do debate estabelecido, fortaleceu os vínculos e as parcerias institucionais entre os representantes das universidades presentes. O evento promoveu a internacionalização das ações do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) do Instituto de Educação (IE) da FURG e, além disso, a constituição da rede “fortaleceu o combate ao individualismo e às apartações em curso nesses tempos de retrocesso democrático”, apontam.
Os membros da RIAPEP desenvolveram suas atividades mediante debates e discussões científicas acerca dos temas propostos, processo este que foi ampliado em ação realizada em compartilhamento com o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, o qual, no último dia de evento, realizou o Painel: Direitos identitários e modos de vida tradicionais no bioma Pampa: perspectivas a partir dos Povos e Comunidades Tradicionais.
O próximo encontro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas – RIAPEP será realizado em 2020, na Univerisdad Nacional de la Patagônia Austral – Argentina.