HOMENAGEM

Neabi organiza evento em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

Inscrições vão até o dia 24 de julho

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da FURG promove, no dia 25 de julho, um evento em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. A programação contará com comunicações de pesquisadoras negras da FURG, sarau de poesia – com o tema “o futuro é ancestral”, apresentação musical e lançamento da Galeria Odoyá e mostra de um curta-metragem em homenagem à artista visual Sandra Lee dos Santos Ribeiro. Participam do evento o Kilombo Literário do campus de São Lourenço do Sul e o PET - Conexão dos Saberes Populares.

As inscrições estão abertas até o dia 24 de julho pelo Sinsc. O evento é aberto à comunidade acadêmica e em geral.

Para a coordenadora do Núcleo de Estudos e professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi), Cassiane Paixão, o evento realizado pelo grupo de pesquisa Neabi é voltado para os estudantes negros, principalmente mulheres negras que tenham desenvolvido pesquisas nas suas diferentes áreas e temáticas. “É importante podermos, nesse momento de retorno presencial, falar e principalmente se ouvir. Fazer essa atividade no dia 25 alusivo ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha é dizer que, mesmo em um momento que tem sido tão difícil, ainda em pandemia, nós mulheres negras continuamos unidas e tentando nos fortalecer, inclusive nos espaços institucionais e educacionais, que sabemos que sempre foram espaços difíceis para nossa permanência enquanto mulheres negras”, afirma Cassiane.

O evento não tem só um formato acadêmico, com apresentação de trabalhos de pesquisa, mas também a realização de sarau trazendo poesia, música e conversa. “Entendemos que a pesquisa nessa formação do pensamento negro também não pode ter o mesmo formato de algo positivista, eurocêntrico como algo dado e acabado, e sim um processo de escuta e apresentação daquilo que a gente entende enquanto formação de conhecimento”.

O evento será realizado no auditório do ILA das 17h às 21h. A programação completa está disponível abaixo.

A data

No Brasil, em 2 de junho de 2014, foi instituído por meio da Lei nº 12.987, o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma das principais mulheres símbolos de resistência e uma importante liderança na luta contra a escravização.

O evento alusivo ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha faz parte do projeto Agenda Social do mês de julho.

Projeto Agenda Social

A FURG em seu contexto multicampi realiza inúmeras ações, atividades e projetos, que dialogam com diferentes temáticas socioculturais, educativas e ambientais. Assim, com o propósito de visibilizar as produções, bem como celebrar a vida e manifestar os compromissos de luta e resistência, foi criada a Agenda Social da FURG.

O conceito é de dialogar, informar e visibilizar datas que expressam o compromisso social da universidade, assim como criar campanhas que buscam compor uma programação coletiva e plural, sempre que possível em parceria com os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

Com o intuito de estar presente ao longo de todo o ano na organização de trabalhos e ações da comunidade acadêmica, o projeto lançou um planner e calendários mensal e anual, que estão disponíveis neste link.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Galeria

Inscrições vão até o dia 24 de julho

Divulgação