Acontece nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14 de novembro, a exibição do filme "Cinco Casas" (2022), do diretor gaúcho Bruno Gularte Barreto; a ação é parte da “Outra: Mostra de Audiovisual”, iniciativa coordenada pelo professor Ricardo Ayres e realizada pelo Centro de Artes da UFPel, em parceria com o Cine UFPel e os cursos de Artes Visuais da FURG. Em breve passagem pelo Brasil, o cineasta participará das atividades para conduzir debates após as sessões que acontecem, respectivamente, às 18h, na Oficina de Vídeo (Prédio das Artes Visuais - Campus Carreiros, Rio Grande), e no dia seguinte, às 10h, no Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, 447, Pelotas).
Exposição destaca arte queer nos carnavais do extremo sul do país
Estudantes da FURG promovem Trilha Sensorial com PANCs
Egressa e professora de Artes Visuais vencem o Açorianos de Artes Plásticas
O evento está na sua primeira edição e tem como proposta promover sessões comentadas por autores de obras audiovisuais e pesquisadores, com calendário pensado para novembro e dezembro de 2024.
Sobre o Filme
Em "Cinco Casas", o diretor explora as histórias de uma professora de francês, um jovem homossexual, um homem em uma fazenda isolada, um grupo de freiras que dirige uma escola e um menino órfão, cujas vidas se entrelaçam em Dom Pedrito, no interior do Rio Grande do Sul. Barreto, artista visual cuja obra transita entre o cinema, fotografia, videoarte e instalação, está atualmente realizando um doutorado em “Artes Performativas e da Imagem em Movimento” na Universidade de Lisboa.
*Estagiária em jornalismo, sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer.