46ª Feira do Livro

Minha história com a feira: Julia Fauth

Projeto inspirado pelo tema da feira deste ano convida o público a compartilhar suas vivências

Foto: Fernando Halal/Secom

“Um passado de memórias, um futuro de histórias”. O tema que a FURG escolheu para marcar as comemorações de seu cinquentenário inspira o projeto que a Secretaria de Comunicação (Secom) apresenta nesta edição do evento. A série Minha história com a feira registra relatos de visitantes da 46ª Feira do Livro sobre suas vivências significativas com esse lugar especial que há 40 anos faz parte da vida da universidade. 

Notícias Relacionadas

Julia Fauth – 19 anos

A minha relação com a feira do livro é meio recente. Eu não sou de Rio Grande, sou de Monte Negro. Lembro de que quando eu era menor eu vinha pra cá nas férias, lembro de ver a Feira do Livro e achar bem interessante. E hoje em dia eu consigo ver de um jeito diferente do que eu via antes. Eu acho que é de extrema importância uma universidade promover um evento como esse porque eu acredito que o livro nos acrescenta uma cultura que é muito importante. Eu acho que a gente não tem um incentivo à leitura tão forte quanto deveríamos ter. E eu sinto falta disso, porque eu não tive incentivo nenhum à leitura quando eu era menor e hoje é uma coisa que me faz falta.

“Eu acho que a feira é muito importante pro incentivo à leitura”

Quando eu cheguei na faculdade e vi que eu precisava ler e que existe um universo inteiro de livros e de conteúdo, coisas que não nos são apresentadas, é uma coisa que faz falta. Então, a Feira do Livro é meio que uma forma de estimular isso. Um evento desse tamanho que une muita coisa. Tu vê que movimenta a cidade e não só aqui, mas outros lugares, outras cidades também. Eu acho que é muito importante pro incentivo à leitura.

Eu acho muito legal o entrosamento do público, porque tem bastante banca com bastante variedade de material, pra todos os públicos, todas as idades e de todos os tipos de interesse. E acho muito legal o projeto de troca de livros [Socializando a leitura]. Porque são livros que a gente não quer mais, mas não precisam ficar parados. Eles podem ser de outras pessoas e a gente também pode renovar nossos livros sem precisar pagar – financeiramente falando – por isso. Então é uma incentiva legal.

“Expressão”

[Uma palavra para a feira:]

Conhecimento... Acho que tanto o livro quanto a escrita, é uma forma muito grande de expressão. E eu acho que quando a gente lê, a gente acaba encontrando formas de expressão que nos contemplam. Então, eu acho que, até mudando a palavra... Expressão. Acho que pra mim é uma coisa que venha ser pra vir a ser. Não sei se faz sentido.

 

Galeria

Minha história com a feira: Júlia Fauth