Nesta quinta-feira, 11, tem início a 19ª edição da Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG. Dentro da programação, acontece o 3º Salão de Indissociabilidade, um espaço que recebe trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação de todas as áreas do conhecimento.
Prazo para inscrição de audiovisuais na Mapa 2025 encerra no domingo
Pré-curso na FURG aborda vida estudantil e estratégias para o ensino superior
Curso de Direito prepara aula magna com ministro do Superior Tribunal Militar
“O evento surgiu da necessidade de um espaço na MPU para que se apresentassem os trabalhos de forma integrada e não por segmentos, considerando as características dos outros eventos que compõem a Mostra”, ressalta Renata Noble, da Propesp. A diretora de Extensão, Carla Amorim, reforça que a característica indissociável do evento também está ligada aos apresentadores, que abrange estudantes de ensino médio e egressos da universidade.
As apresentações do Salão de Indissociabilidade possuem uma característica diferenciada dentro da MPU: as sessões são construídas de forma aleatória, não tendo divisão de categorias por natureza de trabalho. “Essa natureza indissociável dos saberes e dos fazeres é representada no mesmo espaço, com todas as categorias representadas”, pontua Carla.
A diretora de Extensão salienta que o caráter indissociável do evento permite a escuta do diferente e as trocas de saberes e olhares. Ela reforça o convite para os ouvintes: “Gostaríamos que todos possam se inscrever como ouvintes para que tenham acesso às salas e ver a diversidade de trabalhos que a FURG e outras instituições produzem”.
19ª MPU
A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.
Com o tema "Ciência é compromisso social!", a 19ª MPU vem destacar a importância e o papel da ciência como norteadora na tomada de decisões da sociedade e a sua relevância para novas descobertas, para a inovação e melhoria da qualidade de vida, reafirmando a importância da saúde pública gratuita e do compromisso das instituições públicas com as comunidades nas quais estão inseridas. A realização da MPU 2020 será em formato totalmente digital e remoto. As atividades poderão ser realizadas de forma assíncronas, quando da gravação de apresentações, ou síncronas na execução de atividades culturais, oficinas, palestras e debates.