Nesta sexta-feira, 31, tem início o projeto Rodas Virtuais Formativas, que abordará a temática das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics).
Geducação realiza leitura de obra sobre privatização na educação
Ouvidoria da FURG palestra no 2º Fórum Regional de Ouvidorias
Editora da FURG participa da 3ª Reunião Ordinária da ABEU Regional Sul
A palestra é gratuita, porém os interessados em obter certificado devem realizar previamente a inscrição neste link. A partir de 14 de agosto, as lives acontecerão no canal da FURG no YouTube.
Denominado de Rodas Virtuais Formativas, o projeto se originou a partir de ações realizadas em 2019 entre a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da FURG e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande (SMS). Já em 2020, as instituições produziram vídeos informativos apresentando práticas que possam contribuir com a saúde, evitando as doenças respiratórias e suas complicações, auxiliando no momento de pandemia do novo coronavírus.
Pics
De acordo com o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. Pelo SUS, são ofertados 29 procedimentos de Pics à população.
Em Rio Grande, diversas unidades básicas de saúde já possuem profissionais capacitados para aplicação das Pics. Segundo Carliuza Luna, coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) da SMS, a parceria da FURG com a SMS tem possibilitado o atendimento e o cuidado primário à saúde da população.
Entre as práticas, o município oferta Pics em fitoterapia, acupuntura, auriculoterapia, Reiki, práticas corporais, entre outras. “Uma série de terapias complementares que vem trazer benefícios para a saúde do sujeito como um todo. Não focadas exclusivamente no atendimento da doença, mas em especial na promoção da saúde”, salienta Carla Amorim, diretora de Extensão da FURG.