Transmissão ao vivo

Live abordará o tema da violência contra às mulheres nesta quarta-feira, 13

Evento será transmitido, ao vivo, por meio do canal da FURG no Youtube, às 19h30

Alusivo ao Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, lembrado pelo dia 10 de outubro, a live “Conversando Sobre Violências às Mulheres: Contextos, Políticas e Ações”, reúne três mulheres para debater o tema. Na oportunidade, participarão a titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Rio Grande, Denise Dias Freire; a acadêmica de Enfermagem Emili Leão; a pedagoga e psicóloga Samanta Costa Calgagno; com a mediação da Coordenadora de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade da FURG, Elisa Celmer. O evento será transmitido pelo canal da FURG no Youtube nesta quarta-feira, 13, a partir das 19h30. 

Notícias Relacionadas

Sobre as participantes

Denise Dias Freire, natural de Porto Alegre, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2010 atua em processos judiciais envolvendo violência doméstica em nível de magistratura. Foi juíza nas comarcas de Estrela, Lajeado, Iraí e Arroio Grande, até ser promovida por merecimento para a comarca de Rio Grande, onde desde 2016 titulariza o Juizado da Violência Doméstica e Familiar, com atribuição exclusiva na matéria.

Samanta Costa Calgagno possui graduação em Pedagogia e Psicologia pela FURG; e mestrado em Educação em Ciências. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade (Gepegs) da universidade. Além disso, Samanta também integra o Núcleo de Gênero, Raça e Sexualidade do Conselho Regional de Psicologia (CRP), e atua como psicóloga clínica no município de Rio Grande.

Emili dos Santos Leão é acadêmica de enfermagem na FURG e, atualmente, cursa o quinto semestre do curso, e também faz parte do Gepegs. Bolsista EPEC do Projeto Fênix.

Elisa Girotti Celmer: Coordenadora de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade da FURG.  Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Faculdade de Direito da FURG. Doutora em Sociologia pela UFRGS. Advogada. Pesquisadora e extensionista nas áreas de: criminologia, gênero, sociologia da violência e direitos humanos.

Assunto: Eventos