BEM-ESTAR

Liga de Cuidados Paliativos promove semana de ações para celebrar a causa

Atividades de informação e conscientização serão realizadas em live, no campus saúde e no centro da cidade

A Liga de Cuidados Paliativos ao Adulto e Idoso (LCPAI) da FURG promove de 4 a 9 de outubro diversas ações para celebrar o Dia Mundial de Cuidados Paliativos. Dentre as atividades está a participação no programa FM Café nesta terça-feira 5, às 13h, pela página da FURG no Facebook.

Notícias Relacionadas
As ações pertencem ao grupo de extensão universitária do qual participam estudantes de graduação em Enfermagem, Medicina e Psicologia, estudantes de pós-graduação (PPGENF, RIMHAS e residentes de outros programas fora da FURG), além de profissionais do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh) e de docentes dos cursos de Enfermagem e Psicologia da universidade.

Atividades

Uma live será realizada no dia 9, às 19h, pelas redes sociais da Liga no Youtube e Instagram, onde terá a participação de integrantes de outras ligas parceiras. Previamente a esse evento, a LCPAI, junto as demais ligas participantes, realizará enquetes nas redes socais para destacar os possíveis temas a serem abordados na live.

Outra atividade alusiva a data será o “Mensageiros da Vida”, que prevê a entrega de mensagens motivadoras da vida à comunidade rio-grandina, a fim de desmitificar o cuidado paliativo como presságio da morte e enfatizar a importância da vida. A ação será realizada no sábado, dia 9, no Largo Dr. Pio.

Também haverá sensibilização da comunidade acadêmica, por meio de cartazes sobre mitos e verdades que permeiam os Cuidados Paliativos. Os mesmos serão fixados em espaços de ampla circulação da Área Acadêmica do Campus Saúde.

 

“Dentre os resultados esperados, acredita-se que seja possível dar visibilidade aos cuidados paliativos nos cenários de formação em saúde, de assistência e na comunidade, o que ainda é necessário e, ao mesmo tempo, desafiador, pois ‘o cuidar para e na morte’ ainda se apresenta como um tabu em nossa cultura e sociedade - local, nacional e internacionalmente”, aponta a professora Paula Figueiredo.

Liga de Cuidados Paliativos

A Liga de Cuidados Paliativos ao Adulto e Idoso (LCPAI) da FURG, é um grupo formado por estudantes de graduação e pós-graduação, professores de diferentes áreas da saúde e profissionais que atuam em cenários diversos do campo da saúde e desenvolvem o Cuidado Paliativo no seu cotidiano. Se caracteriza por ser um projeto relativamente novo institucionalmente e, dentro da organização acadêmica, como um Programa de Extensão Universitária, sobretudo; mas também, estendendo ações para as esferas do Ensino e da Pesquisa.

O objetivo é proporcionar atenção ao adulto e idoso em situação de cuidados paliativos, sua família/rede de apoio e profissionais da saúde em diferentes cenários em que ocorra assistência a doenças graves, progressivas e ameaçadoras da vida.

Estão envolvidos docentes da Escola de Enfermagem (EEnf) e do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), profissionais do HU-FURG/Ebserh, estudantes de graduação e pós-graduação. Os estudantes de graduação, 16 ao total, participaram de processo seletivo para admissão na Liga e recebem formação em Cuidados Paliativos, além de desenvolverem as ações previstas no programa da Liga. Dois bolsistas e os demais colaboradores, que são considerados Rede de Apoio ao Programa, participam na formação técnico-científica dos Ligantes e na execução das ações da Liga, que incluem, nesse momento, a alimentação do perfil nas redes sociais e a construção de materiais educativos para a instrumentalização da comunidade acerca dos Cuidados Paliativos no domicílio.

Mais informações sobre a Liga podem ser acessadas no arquivo abaixo.

04-10-21-LCPAI_FURG-furg.pdf