DIABETES

HU-Furg e Escola de Enfermagem promovem Tenda da Saúde

Evento é voltado ao público em geral

Em 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, data escolhida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar a respeito da doença e para realizar ações de prevenção. Em alusão a data, o Centro Integrado de Diabetes (CID) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e a Escola de Enfermagem (EEnf/FURG) realizam a Tenda da Saúde, que contará com atividades de educação em saúde na prevenção do Diabetes Mellitus (DM) e cuidados para evitar suas complicações. A ação será realizada na quarta-feira, 17 de novembro, das 8h30 às 17h, no estacionamento do HU-Furg (ao lado da Portaria Central, Rua General Canabarro).

Notícias Relacionadas
O evento visa atender a população em geral, com os serviços de:

• Verificação de Pressão Arterial e Glicemia;
• Orientações sobre a importância da atividade física;
• Cuidados com os pés e a atuação da Enfermagem;
• Cuidados com a Saúde Mental, diante da existência de doenças crônicas;
• Importância da Equipe Multiprofissional no cuidado do viver com o DM; e
• Rede de Cuidado, diante da existência do DM.


Sobre o Diabetes Mellitus

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica, caracterizada pela elevação do nível de açúcar (glicose) no sangue, pois o organismo não produz uma quantidade suficiente de insulina ou não responde normalmente à insulina. Existem três tipos de diabetes:

• Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1): acomete cerca de 10% dos casos, podendo afetar pessoas de qualquer faixa etária, mas, geralmente, se desenvolvendo em crianças ou adultos jovens;
• Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2): que se manifesta com mais frequência em adultos e idosos, e equivale a cerca de 90% dos casos; e
• Diabetes Mellitus Gestacional (DMG): que é a intolerância aos carboidratos diagnosticada, geralmente, no segundo trimestre gestacional e que pode ou não persistir após o parto.

Os sintomas mais frequentes da doença são sede e fome excessivas, emagrecimento, cansaço, desânimo e feridas que não cicatrizam. Na maioria dos casos, a doença surge sem sintomas, por isso, é importante ter atenção aos fatores de risco, dentre eles, histórico familiar de diabetes, obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial, dislipidemia, parto de bebê com peso superior a quatro quilos, ter recebido o diagnóstico de diabetes gestacional ou ser portadora da síndrome dos ovários policísticos. Ao perceber algum destes sinais, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

Sobre o CID

O HU-Furg, por meio do CID, presta atendimento às pessoas com diabetes de Rio Grande e região. O Centro é composto por uma equipe multiprofissional voltada para o tratamento, controle e prevenção das complicações do diabetes, nas especialidades de: Endocrinologia, Cardiologia, Nefrologia, Psiquiatria, Nutrição, Educação Física, Psicologia, Enfermagem e Odontologia. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, com consultas marcadas via Central de Agendamentos do Hospital e, no caso de primeira consulta, agendada via Secretaria de Município de Saúde, a partir dos encaminhamentos dos profissionais da Rede Básica de Saúde. Outras informações, pelo telefone (53) 3233-8876.