GÊNERO

Medicina, Gese e HU promovem simpósio sobre transexualidade

Saúde, educação e diretos humanos estarão no centro do debate

O Simpósio Saúde, Educação e Direitos Humanos: desafio no processo transexualizador, será realizado de 06 a 08 de junho de 2019, na FURG. O evento é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande e o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh).

Notícias Relacionadas

O evento é fruto de um trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido desde 2016, entre o Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), Faculdade de Medicina e o Hospital Universitário. Durante esse período foram realizados alguns movimentos para atender aos sujeitos trans o que culminou com o processo de credenciamento do HU junto ao Ministério da Saúde para assistência no processo transexualizador tanto a nível ambulatorial quanto hospitalar.

Assim, o objetivo do evento é promover discussões acerca da saúde integral da população trans, colaborando para a promoção dos direitos humanos e da educação popular em saúde, no que tange o processo transexualizador.
“Apostamos em análises e discussões sobre as condições contemporâneas na área da saúde, educação e direitos humanos implicadas na fabricação dos corpos e gêneros dos sujeitos transexuais e nos parece oportuno socializar e colocar em discussão as experiências e pesquisas produzidas por profissionais que vêm desenvolvendo estudos que articulam pesquisas e teorizações nessa área”, explica Paula Ribeiro do Gese.

Informações sobre inscrições e prazos para apresentação de trabalhos podem ser acessadas no site do evento e também pela página do Facebook.

Programação

O Seminário acontecerá na FURG, no anfiteatro da área acadêmica Newton Azevedo do Campus Saúde. A programação do evento contará com uma Conferência de Abertura e Encerramento, quatro Mesas Redonda com debates sobre saúde, educação e direitos humanos, tendo como foco os desafios para o processo transexualizador. Todos os palestrantes são expertises nas temáticas do evento, o processo transexualizador, nas suas diferentes abordagens.

O evento também contará com a apresentação de trabalhos científicos na forma de pôster. Serão aceitos como pôsteres trabalhos que incluam apresentações esquematizadas e ilustradas de determinados aspectos de uma pesquisa em andamento ou trabalhos que apresentem experiências com os sujeitos trans. Poderão se inscrever como expositores de pôster alunos regularmente matriculados na graduação, na pós-graduação, ativistas, profissionais da saúde, entre outros.

O Simpósio como tem caráter multidisciplinar é direcionado a profissionais da medicina, enfermagem, psicologia, educação, serviço social, direito, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas afins e demais profissionais.

Rede de apoio

Criado pelo Gese, o grupo intitulado "Transformando Vidas" é formado por alunos universitários, da Educação Básica, de professores da Universidade e também com a parceria de alguns profissionais da saúde, como endocrinologista, ginecologista, psiquiatra, enfermeiros, médicos generalistas e psicólogos, e tem como proposta propiciar uma rede de apoio a pessoas transgêneras, no sentido de estabelecer relações entre diferentes profissionais, que poderiam contribuir com aspectos relacionados à saúde, educação, direitos, acesso à cidadania e a demais questões que permeiam a vida de sujeitos que possuem algumas demandas específicas em razão de sua identidade de gênero.

Outro movimento empreendido com o propósito de suscitar o debate e o conhecimento acerca da vivência da transexualidade por parte dos sujeitos, em articulação entre a saúde e a educação, foi a oferta aos estudantes de medicina da disciplina "Gêneros e Sexualidades nos Espaços Educativos".

Confira no link abaixo a programa do evento.

Programação do Simpósio