INOVAÇÃO

FURG sediará a primeira MESA do projeto Rio Grande Cidade Inovadora; consultor espanhol estará presente

Ação acontece nos dias 19 e 20 de dezembro, em diversos espaços da universidade

Na próxima segunda e terça-feira, 19 e 20, a FURG, em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio Grande, Sebrae, Câmara do Comércio e representantes do setor empresarial local, promoverão as atividades iniciais da MESA do projeto Rio Grande Cidade Inovadora – instância máxima da iniciativa. Na ocasião, o consultor espanhol Josep Piqué estará presente para auxiliar no desenvolvimento da visão de futuro e dos macrodesafios que serão propostos aos integrantes.

Notícias Relacionadas
De acordo com o diretor do Parque Científico e Tecnológico da FURG – e um dos organizadores do evento -, Artur Gibbon, o evento representa o lançamento oficial da mesa do programa – cujo início oficial data de julho deste ano. “Esse projeto faz parte de um movimento global voltado para centralizar estratégias de desenvolvimento econômico por meio da inovação. Em especial no Rio Grande do Sul, as cidades vêm cada vez mais procurando a inovação como recurso prioritário para o desenvolvimento de suas regiões.”

O projeto é capitaneado pelo consultor, que tem o propósito de facilitar o andamento da articulação e da realização dos projetos, e da efetividade das ações do programa; a coordenação do Rio Grande Cidade Inovadora fica a cargo do espanhol Josep Piqué, que é o responsável por montar esse programa e auxiliar na execução das ações. Josep é reconhecido internacionalmente por sua atuação em projetos semelhantes cujo êxito concederam status de referência global no assunto, a exemplo de Barcelona - na Espanha -, com o programa Distrito @22, e Medelín - na Colômbia.

Sobre o evento

De acordo com Gibbon, o evento se dividirá em ações durante os turnos da manhã e tarde. No momento de abertura, durante a manhã da segunda-feira, 19, Piqué será recepcionado nas instalações do Oceantec, conhecendo as startups do parque e seus projetos inovadores. Em seguida a comitiva será deslocada para a Estação Marinha de Aquicultura (EMA), no Cassino, onde será servido um almoço para o espanhol e algumas autoridades ligadas ao projeto; o cardápio será composto por peixes e camarões criados na estação, demonstrando também a alta potencialidade da estação e o trabalho ali desenvolvido.

Ainda durante o primeiro dia, no turno da tarde, será realizado um workshop para a elaboração de uma visão de futuro para o projeto, estabelecendo, também, macrodesafios a serem superados durante as ações futuras.

Na terça-feira, 20, pela manhã, no auditório do Cidec-Sul, será um momento para falas dos representantes envolvidos no projeto, como o prefeito, Fábio Branco, e o reitor Danilo Giroldo; além da apresentação da lei de inovação municipal, contando ainda com a leitura do manifesto desse programa, que também será assinado por cerca de 70 instituições. Nesse momento se dará o lançamento oficial do evento, aberto para toda comunidade.

Em seguida, na Asa Leste do Cidec-sul, se dará a primeira reunião da MESA, momento no qual serão analisadas, votadas e aprovadas a visão de futuro e os macrodesafios pensados e propostos no dia anterior.