INTEGRAÇÃO

FURG realiza IV Encontro de Microscopia, Espectroscopia, Espectrometria e Cromatografia da Região Sul (EMEEC-SUL)

Ação é promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp)

Criado para suprir a demanda de capacitação para a utilização dos Centros Multiusuários da FURG e seus equipamentos em toda sua potencialidade, o Encontro de Microscopia, Espectroscopia, Espectrometria e Cromatografia da Região Sul chega a sua quarta edição. O evento, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), acontece 29 de novembro a 1º de dezembro, no Cidec-Sul, localizado no campus Carreiros.

Notícias Relacionadas
Interessados em participar do circuito de palestras poderão realizar inscrição gratuita, diretamente no Sistema de Inscrições da FURG (Sinsc), clicando aqui, de 10 a 25 de novembro. Para os minicursos, a organização recomenda a inscrição de apenas um minicurso por dia; esta modalidade exige taxa de inscrição, no valor de R$ 10 por minicurso, sendo disponibilizado o seguinte número de vagas:

Dia 30/11 - Quarta-feira;

Minicurso 1: Princípios fundamentais para experimentos de RMN - aspectos teóricos e práticos (10 vagas)

Minicurso 2: Microscopia Confocal de Varredura à Laser: Fundamentos e Aplicações (16 vagas)

Minicurso 3: Processamento de parasitos e tecidos para microscopia eletrônica de varredura (10 vagas)

Dia 01/12 - Quinta-feira;

Minicurso 4: Princípios e Aplicações de GC-MS/MS: teoria e prática (10 vagas)

Minicurso 5: Tecnologia de Produção de Nanocarreadores Lipídicos (16 vagas)

Minicurso 6: Overview teórico prático sobre HR-CS AAS e ICP-MS (20 vagas)

As inscrições para os minicursos também acontecem de 10 a 25 de novembro; os inscritos com situação homologada, receberão por e-mail informações para o pagamento da taxa de inscrição.

Para acessar a programação na íntegra, clique aqui.

Histórico

Com primeira edição realizada em 2016, durante a consolidação dos centros multiusuários, ainda no formato Workshop "Centros Multiusuários da FURG", o evento apresentou os potenciais, metodologias e possíveis aplicações dos equipamentos existentes nos centros de análises multiusuários vinculados à Propesp: Centro de Microscopia Eletrônica do Sul e Centro Integrado de Análises.

Nas edições seguintes, em 2017 e 2019, agora como EMEEC-SUL, as principais contribuições científicas, tecnológicas ou de inovação dos equipamentos instalados nos centros foram oferecidas aos usuários em formas de palestras e minicursos. Direcionados para os doutorandos, mestrandos, graduandos, docentes, pesquisadores da FURG e também de toda a região sul que realizam as suas pesquisas graças aos equipamentos que se encontram nos dois centros multiusuários como o CEME-SUL e o CIA que oferecem recursos de última geração para o desenvolvimento de ensino, pesquisa, inovação e extensão universitária.

Nesta nova edição, o IV EMEEC-SUL trará consigo a inauguração do mais novo Centro Multiusuário da FURG, o Centro de Biodiversidade Subtropical (CBS), além de palestras e minicursos na área envolvendo as pesquisas realizadas com a infraestrutura multiusuária disponível na instituição.

Assunto: Eventos