O Circuito Poético, o grupo de Micologia Médica e a Innovatio - Incubadora de Base Tecnológica, com a startup Triativa Alimentos, representaram a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com ações de cultura e extensão durante o evento Superação 2025. O evento foi realizado em comemoração aos 29 anos da Rádio Oceano FM no último domingo, 19, e reuniu um público estimado em mais de 12 mil pessoas na Praça Saraiva. A realização das três ações foi garantida por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proexc/FURG), também presente durante a programação.
Evento discute multidisciplinaridade e temas relacionados ao uso de drogas
ICHI promove 1ª Semana de Extensão Universitária
SiB realiza programação alusiva ao Dia Internacional dos Direitos Humanos
Nas ações literárias, foram realizadas as atividades poéticas Liberte um Poema e Sopradores de Poesia, idealizadas pela técnica administrativa em educação Lílian Ney, dentro do projeto Circuito Poético. As atividades foram originalmente desenvolvidas para crianças e estreadas há alguns anos na Feira do Livro da FURG, mas acabaram chamando a atenção também do público adulto. "Momentos em que é possível resgatar a criança que nos habita", destaca a idealizadora.
O grupo de Micologia Médica da Faculdade de Medicina (Famed/FURG) levou a atividade de extensão "Vilão à vista: Na onda do combate a esporotricose", com o objetivo popularizar a micologia e divulgar informações sobre as doenças fúngicas. A ação tem ênfase no combate à esporotricose, uma enfermidade frequente e disseminada em Rio Grande, da qual os gatos são as principais vítimas e transmissores, podendo repassar o fungo para as pessoas.
Já a Triativa Alimentos, incubada na Innovatio/FURG, levou atividade de inovação tecnológica para a praça, apresentando suas criações. Entre os principais produtos, foram apresentados ao público a Nova Crepioca - uma mistura prática e equilibrada para preparo rápido; e o Saturn Coffee - um café funcional desenvolvido para oferecer energia e bem-estar. Com o slogan "Alimentação prática, vida equilibrada", a empresa tem por objetivo impactar positivamente a rotina alimentar, promovendo mais equilíbrio, disposição e prazer no dia a dia.
Os sócios Douglas Severo Silveira, Ricardo Andrade Torales Filho e Matheus Barnes da Silveira estão na Inovattio/FURG desde a etapa de pré-incubação da empresa e acreditam que é possível aliar conveniência e saúde em produtos acessíveis e de qualidade. O propósito é transformar a alimentação cotidiana em uma experiência mais saudável, prática e funcional, por meio de produtos que unem nutrição de qualidade, conveniência e sabor, potencializando o desenvolvimento físico e mental das pessoas através da boa nutrição.
A Proexc/FURG levou as ações para o evento com sua nova unidade móvel - uma kombi, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento de ações de extensão e cultura junto às comunidades.