Por meio de uma parceria estabelecida entre o curso de Arquivologia e a Coordenação de Arquivo Geral, a FURG promoveu a 4ª Semana Nacional de Arquivos. Realizado nos dias 15 e 16 de junho, o encontro foi alusivo à Semana Nacional de Arquivos, evento comemorativo que compõe o calendário do Arquivo Nacional.
Núcleo de Estudos em Agroecologia NEA PANCPOP leva degustação de tupinambor à feira de São Lourenço do Sul neste sábado, 12
Secaid nos Campi estará em São Lourenço do Sul
CIEX sediará simulado de mesa para preparação diante de eventos extremos
Em meio à pandemia de Covid-19, o evento procurou demonstrar, de perspectivas variadas, que os arquivos têm total aptidão a manterem-se acessíveis, fornecendo serviços importantes aos usuários. Além disso, a 4ª Semana Nacional de Arquivos convidou os arquivistas a examinar não apenas novas maneiras de trabalhar, mas também formas interativas de prestação de serviço informacional qualificado.
Assim, com uma proposta totalmente online, o evento foi transmitido pelo canal do curso de Arquivologia da FURG no YouTube. A programação contou com palestras da professora Roberta Medeiros (FURG) e da arquivista Graziella Cé (UFCSPA), e da arquivista Cristina Strohschoen dos Santos (UFSM/AARS) e do professor Thiago Henrique Barros (UFRGS).
A mediação das palestras foi conduzida pelos docentes Rafael Semidão e Andrea Santos, da FURG. Nos dois dias, ao final das palestras, foi aberto um espaço para diálogo entre os palestrantes, mediadores e o público.
A professora Bruna Almeida, membro da comissão organizadora do evento, ressaltou “a importância de se ter selecionado acuradamente os palestrantes, pois os temas e conteúdos abordados permitiram que o evento fosse apreciado tanto por um público interno, quanto por uma audiência externa ao contexto da FURG”. Ainda segundo a docente, “o formato de bate-papo da seção de perguntas complementou os conteúdos proferidos e instigou o público a participar”.
Com mais de 600 visualizações, foram registradas presenças de estudantes de graduação e pós-graduação e de profissionais da área de diversos estados do Brasil, e de outros países.
Mais informações sobre próximos eventos a serem podem ser encontradas no site do curso de Arquivologia e no site da Coordenação de Arquivo Geral.