SERVIÇO INFORMACIONAL

FURG promoveu 4ª Semana Nacional de Arquivos

Evento foi realizado em alusão ao calendário do Arquivo Nacional

Por meio de uma parceria estabelecida entre o curso de Arquivologia e a Coordenação de Arquivo Geral, a FURG promoveu a 4ª Semana Nacional de Arquivos. Realizado nos dias 15 e 16 de junho, o encontro foi alusivo à Semana Nacional de Arquivos, evento comemorativo que compõe o calendário do Arquivo Nacional.

Notícias Relacionadas
Com o tema “Empoderando a sociedade do conhecimento”, a 4ª Semana Nacional de Arquivos promoveu um debate sobre diversos aspectos institucionais, teóricos e profissionais que englobam o atual cenário de interesses relacionados aos documentos de arquivo.

Em meio à pandemia de Covid-19, o evento procurou demonstrar, de perspectivas variadas, que os arquivos têm total aptidão a manterem-se acessíveis, fornecendo serviços importantes aos usuários. Além disso, a 4ª Semana Nacional de Arquivos convidou os arquivistas a examinar não apenas novas maneiras de trabalhar, mas também formas interativas de prestação de serviço informacional qualificado.

Assim, com uma proposta totalmente online, o evento foi transmitido pelo canal do curso de Arquivologia da FURG no YouTube. A programação contou com palestras da professora Roberta Medeiros (FURG) e da arquivista Graziella Cé (UFCSPA), e da arquivista Cristina Strohschoen dos Santos (UFSM/AARS) e do professor Thiago Henrique Barros (UFRGS).

A mediação das palestras foi conduzida pelos docentes Rafael Semidão e Andrea Santos, da FURG. Nos dois dias, ao final das palestras, foi aberto um espaço para diálogo entre os palestrantes, mediadores e o público.

A professora Bruna Almeida, membro da comissão organizadora do evento, ressaltou “a importância de se ter selecionado acuradamente os palestrantes, pois os temas e conteúdos abordados permitiram que o evento fosse apreciado tanto por um público interno, quanto por uma audiência externa ao contexto da FURG”. Ainda segundo a docente, “o formato de bate-papo da seção de perguntas complementou os conteúdos proferidos e instigou o público a participar”.

Com mais de 600 visualizações, foram registradas presenças de estudantes de graduação e pós-graduação e de profissionais da área de diversos estados do Brasil, e de outros países.

Mais informações sobre próximos eventos a serem podem ser encontradas no site do curso de Arquivologia e no site da Coordenação de Arquivo Geral.