DESENVOLVIMENTO

FURG participa da organização do I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS

Universidade é uma das apoiadoras do evento que reúne representantes da quádrupla hélice

Realizado pelo APL Marítimo, o I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS tem o objetivo de discutir conceitos de desenvolvimento do território com base na utilização sustentável das vias navegáveis, aliando o desenvolvimento com preservação. A iniciativa acontece de 3 a 5 de abril, na Câmara do Comércio do Rio Grande, e é voltada para empresários, gestores públicos, pesquisadores e membros da comunidade; as inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, clicando aqui.

Notícias Relacionadas
Economia Azul

De acordo com o reitor Danilo Giroldo, o evento está em consonância com as discussões tratadas durante o grande pacto pela inovação de Rio Grande, cuja visão de futuro é tornar o município uma referência internacional em Economia Azul. “Conceitualmente, a economia azul representa os setores econômicos ligados direta e indiretamente aos oceanos e zonas de transição com o viés da sustentabilidade. Esse entendimento também está pactuado na política marítima nacional que está em fase final de elaboração por uma comissão interministerial, na qual a FURG vem representando o MEC”, explicou o gestor.

Segundo a organização do evento, a programação foi pensada para promover o debate acerca de alternativas para o uso adequado do mar e seus recursos, além de apresentar oportunidades de novos negócios nos setores que compõem a economia azul e contar com diversas autoridades regionais e nacionais sobre a temática.

A participação da FURG

Com vocação para os ecossistemas costeiros e oceânicos, e por seu grande potencial científico-tecnológico transformador em diversas áreas do conhecimento, há um conjunto importante de representantes da FURG dentro da programação do evento, como é o caso do reitor Danilo Giroldo; da diretora da Estação de Apoio Antártico e ex-reitora, Cleuza Maria Sobral Dias; do diretor do OCEANTEC Parque Científico e Tecnológico da FURG, Artur Gibbon; do diretor do Centro de Convívio Meninos do Mar, Lauro Barcellos; e dos professores Luis Gustavo Cardoso, Rafael Paes e Patrizia Abdallah. Além destes, estarão presentes durante a programação, também, alguns representantes das startups incubadas pela incubadora de empresas de base tecnológica (Innovatio).

“São vários pontos em que a universidade pode contribuir quando o assunto é economia azul e, para nós, é muito importante esse envolvimento; quanto mais os quadros da instituição puderem participar essas discussões, mais se cumpre o papel social de promover o desenvolvimento dos territórios onde estamos inseridos”, comentou o reitor.

Sobre o evento

O fórum faz parte das atrações que compõe a 1º Festival do Mar (Festimar), promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte (CDL), que ocorre de 30 de março a 9 de abril. Os debates e palestras do evento serão realizados no Salão do 5º Câmara de Comércio, situada na rua Pr. Xavier Ferreira, 430. A programação está disponível aqui, junto do material de divulgação completo.