FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Fórum das Licenciaturas tem plenária final nesta sexta-feira, 30

Encontro marca finalização de política institucional para formação inicial e continuada de professores

Um processo que iniciou em maio de 2020, terá um momento de desfecho na sexta-feira, 30 de outubro. Com uma plenária online, o Fórum das Licenciaturas vai aprovar o Projeto Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. A atividade acontece às 9h, com transmissão no canal da FURG no YouTube.

Notícias Relacionadas
O projeto parte de muito estudo a partir da Resolução 02/2019 do Conselho Nacional de Educação, que definiu novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a Educação Básica. Com o novo marco regulatório, o Pangea, grupo gestor das políticas de formação de professores na FURG, vem trabalhando desde maio no estudo e entendimento da resolução para construção das políticas na FURG.

“A nossa ideia era reafirmar os princípios, os nossos objetivos, as nossas diretrizes para formação inicial e continuada”, conta Simone Anadon, diretora Pedagógica da FURG. O processo envolveu reuniões semanais, depois quinzenais, reunindo professores das mais diversas áreas de Licencitura, de todos os campi da universidade. O mês de outubro finaliza com o resultado do trabalho, que é a consolidação de uma nova política da universidade para a formação inicial e continuada de professores da rede básica.

O encontro do fórum da sexta-feira, 30, é o último de uma série de três. O primeiro foi no dia 21 de outubro, com apresentação da minuta do projeto. No dia seguinte, 22, o segundo encontro foi a partir da organização de Grupos de Trabalho sobre o documento. Agora, a plenária final, encaminha a aprovação do projeto, que ainda será seguida de um processo de votação por formulário que será enviado a todos os participantes do fórum. “Foi um processo muito bonito, bastante trabalhoso, com muita discussão, muita divergência e muito consenso também”, reflete Anadon.