ENFERMAGEM

Evento vai abordar gênero, política e resistência na segunda, 30

Palestrante é Manuela D’Ávila, que falará sobre os desafios de ser mulher no cenário atual

Na próxima segunda, 30, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade (Gepegs) da FURG promove a palestra “Gênero, política e resistência: desafios de ser mulher no cenário atual”, com Manuela D’Ávila. Organizado em parceria com o instituto “E se fosse você?” e com o apoio da Escola de Enfermagem da Universidade, o evento ocorre às 19h no Anfiteatro do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr (HU-FURG). A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrições prévias.

Notícias Relacionadas
“Estamos promovendo essa discussão para que se possa começar uma reflexão sobre papeis de gênero, sobre o que significa ser mulher e ser homem”, explica a professora Camila Silva, uma das organizadoras do evento e vice-líder do Gepegs. “A questão de gênero é transversal a todas as áreas”, complementa a professora Marina Mota, também integrante do grupo, destacando que o evento é aberto a todas as pessoas interessadas.

Sessão de autógrafos

Às 19h haverá o lançamento em Rio Grande do livro Revolução Laura, de autoria de Manuela, seguido de sessão de Autógrafos do livro. A palestra inicia em seguida, às 19h30.

O grupo de pesquisa

O Gepegs, com atuação desde 2005, reúne professores e estudantes de graduação e pós-graduação para estudo de questões de gênero no âmbito da Enfermagem. As temáticas variam em temas como violência, empoderamento, entre outros. As professoras Camila Silva e Marina Soares Mota também ministram a disciplina optativa Enfermagem, Gênero e Sociedade no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da FURG. Nos dias 4 e 5 de novembro o grupo promove a II Mesa redonda sobre violência doméstica e sexual contra a mulher, com o tema “rede de apoio, atuação multiprofissional, avanços e desafios”.