Acontece de 11 a 15 de dezembro a Semana de Debates “55 anos do AI-5: Construindo a Memória da Resistência à Ditadura Civil-Militar (1964/1985)”, a ação é promovida por professores e estudantes dos cursos de Letras, Sociologia, Psicologia e Direito; e dos programas de Pós-graduação de Letras e de Direito, contando com o apoio da Aprofurg e estudantes das Letras. O evento é gratuito e aberto para toda comunidade rio-grandina e universitária.
Professora do ILA participa de homenagem a Pere Sousa na Bienal Posverso, na Argentina
Secom promove III Simpósio de Comunicação nesta quinta-feira, 28
Coordenação de curso e Diretório Acadêmico divulgam Semana Acadêmica de Artes Visuais
Organizado como uma ação de memória em torno do Ato Institucional Número 5 (AI-5), promulgado pelo General Artur da Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968 - do qual seguiu-se um período de intensificação da violência repressiva do estado ditatorial sobre a sociedade brasileira -, a Semana de Debates é um esforço coletivo que remonta, de forma crítica, uma série de debates em torno do tema e dos impactos que o legado do período ditatorial deixou para o país.
O evento tem caráter interdisciplinar e se configura a partir de diversas mesas de debate e de uma leitura dramática, que ocorrerão ao longo da semana que marca o aniversário de 55 anos do decreto. A programação acontece de forma itinerante por auditórios de diversos cursos do campus Carreiros envolvidos na organização, contando com a participação de convidados de outras instituições do país.
Programação
Dia 11/12: História
AI-5, Desenvolvimento e Repressão Política em Rio Grande: entre o passado e o presente.
Local: Sala de vídeo do prédio das Artes, 17h.
Com Cleverton Luis Freitas de Oliveira (professor do município de Canoas, doutor em História/UFRGS), e João Octávio França Teixeira (Historiador, mestrando em História/UFPel).
Dia 12/12: Arqueologia
Vestígios do Terror: Arqueologia da Tortura e da Morte nos Tempos da Ditadura.
Local: Auditório do ILA, 17h
Com os professores: Andrés Zarankin (UFMG); Claudia Plens (UNIFESP); Alex Martine (FURG); e mediação da professora Beatriz Thiesen (FURG).
Dia 13/12: Direito
Cinquenta e Cinco Anos do Ato Institucional Número Cinco: os direitos humanos e a justiça de transição.
Local: Auditório da Fadir, 17h.
Com os professores: Carlos Artur Gallo Cabrera (PPG Ciência Política/UFPel); e Sheila Stolz, (PPG em Direito e Justiça Social/FURG); com mediação do Professor Cristiano Engelke (coordenador Ciências Sociais Licenciatura/FURG).
Dia 14/12: Psicologia
Ética e Direitos Humanos: o papel do psicólogo junto às vítimas da ditadura
Local: Auditório da Psicologia, 17h.
Com os professores Alfredo Martin Gentini (Psicólogo e doutor em Ciências da Educação); e Rita Maciazeki (coordenadora do curso de Psicologia da FURG).
Dia 15/12: Letras
Antes do Passado, Leitura Dramática – Adaptação de Norberto Presta.
Local: Salão de Festas da Aprofurg, 17h.
Com os estudantes: Luís Henrique Almeida, Cléberson Milão, Alethea Cristina de Moraes, Lidiane Castanheira Machado, Nadiele dos Santos Fernandes e Jordana da Fonseca Silva.