Acontece de 11 a 15 de dezembro a Semana de Debates “55 anos do AI-5: Construindo a Memória da Resistência à Ditadura Civil-Militar (1964/1985)”, a ação é promovida por professores e estudantes dos cursos de Letras, Sociologia, Psicologia e Direito; e dos programas de Pós-graduação de Letras e de Direito, contando com o apoio da Aprofurg e estudantes das Letras. O evento é gratuito e aberto para toda comunidade rio-grandina e universitária.
Prédio da Música recebe turnê Duo Deltregia 2025 de Música Brasileira para Fagote e Piano
Geducação realiza leitura de obra sobre privatização na educação
Ouvidoria da FURG palestra no 2º Fórum Regional de Ouvidorias
Organizado como uma ação de memória em torno do Ato Institucional Número 5 (AI-5), promulgado pelo General Artur da Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968 - do qual seguiu-se um período de intensificação da violência repressiva do estado ditatorial sobre a sociedade brasileira -, a Semana de Debates é um esforço coletivo que remonta, de forma crítica, uma série de debates em torno do tema e dos impactos que o legado do período ditatorial deixou para o país.
O evento tem caráter interdisciplinar e se configura a partir de diversas mesas de debate e de uma leitura dramática, que ocorrerão ao longo da semana que marca o aniversário de 55 anos do decreto. A programação acontece de forma itinerante por auditórios de diversos cursos do campus Carreiros envolvidos na organização, contando com a participação de convidados de outras instituições do país.
Programação
Dia 11/12: História
AI-5, Desenvolvimento e Repressão Política em Rio Grande: entre o passado e o presente.
Local: Sala de vídeo do prédio das Artes, 17h.
Com Cleverton Luis Freitas de Oliveira (professor do município de Canoas, doutor em História/UFRGS), e João Octávio França Teixeira (Historiador, mestrando em História/UFPel).
Dia 12/12: Arqueologia
Vestígios do Terror: Arqueologia da Tortura e da Morte nos Tempos da Ditadura.
Local: Auditório do ILA, 17h
Com os professores: Andrés Zarankin (UFMG); Claudia Plens (UNIFESP); Alex Martine (FURG); e mediação da professora Beatriz Thiesen (FURG).
Dia 13/12: Direito
Cinquenta e Cinco Anos do Ato Institucional Número Cinco: os direitos humanos e a justiça de transição.
Local: Auditório da Fadir, 17h.
Com os professores: Carlos Artur Gallo Cabrera (PPG Ciência Política/UFPel); e Sheila Stolz, (PPG em Direito e Justiça Social/FURG); com mediação do Professor Cristiano Engelke (coordenador Ciências Sociais Licenciatura/FURG).
Dia 14/12: Psicologia
Ética e Direitos Humanos: o papel do psicólogo junto às vítimas da ditadura
Local: Auditório da Psicologia, 17h.
Com os professores Alfredo Martin Gentini (Psicólogo e doutor em Ciências da Educação); e Rita Maciazeki (coordenadora do curso de Psicologia da FURG).
Dia 15/12: Letras
Antes do Passado, Leitura Dramática – Adaptação de Norberto Presta.
Local: Salão de Festas da Aprofurg, 17h.
Com os estudantes: Luís Henrique Almeida, Cléberson Milão, Alethea Cristina de Moraes, Lidiane Castanheira Machado, Nadiele dos Santos Fernandes e Jordana da Fonseca Silva.