5º Distrito Naval

Estudantes e escoteiros participam da 1ª edição do projeto Marinheiro por um Dia

Primeira edição do projeto contou com jovens do Grupo Escoteiros do Mar Almirante Abreu e dos projetos sociais Ametista e Renascer

Foto: Marinha do Brasil

A FURG, por meio do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar), e o Comando do 5º Distrito Naval realizaram na tarde de segunda-feira, 14, a primeira edição do projeto Marinheiro por um Dia.

Notícias Relacionadas

Nesta edição inaugural, a turma foi composta por sete estudantes do Grupo Escoteiro do Mar Almirante Abreu, e outros quatro jovens vindos dos projetos sociais Ametista e Renascer.

A bordo do Barco Escola Anunciada, participaram da inauguração do projeto a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, o diretor do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar), Lauro Barcellos, e o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante José Renato de Oliveira.

Segundo a reitora, essa parceria com a Marinha do Brasil “é fundamental para que o CCMar e FURG cumpra com um de seus propósitos que é a formação cidadã de crianças e jovens da nossa comunidade”.

O Marinheiro por um Dia terá aulas quinzenais por um período de três horas, com o propósito de oferecer à sociedade civil a oportunidade de conhecer uma parcela das atividades navais, com aulas e orientações sobre temas relevantes da Marinha a bordo de uma embarcação da frota do CCMar. Entre as atividades promovidas, estão aulas de salvatagem, de marinharia, controle de avarias e de tradições navais, e orientações de patrulhamento e de inspeção naval. O público-alvo são crianças e adolescentes na faixa de 8 a 14 anos, inscritos no ensino fundamental e médio das cidades de Rio Grande, Pelotas e São José do Norte. O projeto também estará aberto para a participação de outros segmentos da sociedade, tais como jornalistas, escoteiros do mar e demais interessados em conhecer as atividades da Marinha do Brasil no sul do país.

 

Galeria

1ª Edição do projeto Marinheiro por Um DIa