ROBÓTICA 2019

Equipes realizam últimas alterações antes da Olimpíada Brasileira de Robótica

Evento começa nesta quinta-feira, 24 e envolve cerca de cinco mil equipes

Foto: Fernando Halal/Secom

Composta por duas modalidades, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das principais atrações da Robótica 2019. Na oportunidade, reúnem-se em torno da competição, aproximadamente cinco mil equipes, de todos os estados e regiões do país. O torneio reúne prática e teoria, para proporcionar condições mais iguais tanto para competidores de escolas que já têm contato com a robótica educacional quanto para competidores que não tem contato com a área. Às vésperas do começo da olimpíada, os times participantes passaram a manhã desta quarta-feira, 23, realizando as alterações necessárias em termos de montagem e programação para disputar o primeiro lugar na competição.

Notícias Relacionadas

De acordo com Gabriel Marques, de 15 anos, este momento é vital para fazer os ajustes que podem conceder o título para os competidores. “Estamos testando os obstáculos agora. Lá no nosso colégio temos uma pista, e aqui, existem algumas diferenças determinantes. Então, chegando na competição, temos essa etapa de aquecimento para conhecer melhor os obstáculos e realizar as alterações necessárias, principalmente em termos de programação”, apontou o estudante do Colégio Militar de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

A competição

Com a premissa de “resgatar vítimas”, os robôs autônomos precisam ser montados e programados para resistir e superar condições adversas, como a confecção irregular dos terrenos, os quais envolvem diversas subidas e descidas, com e sem obstáculos. A competição, por sua vez, possuí três níveis, no entanto, apenas os níveis 1 e 2 participam da olimpíada nacional, sendo o nível 0 exclusivo para a etapa regional/estadual do evento. O nível 1 é destinado para estudantes de 1º a 8º ano do Ensino Fundamental, sendo o nível 2 destinado para estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio ou Técnico.

Além dos obstáculos e o tamanho da pista ser diferente entre os níveis, os competidores de nível 2 concorrem à vaga na etapa internacional da Robocup, outra competição que acontece junto ao Robótica 2019.

“Esperamos que nossa estratégia dê certo em relação as rampas. A maioria dos outros robôs descem rápido demais, perdendo um pouco de controle. Nós conseguimos colocar um freio nesse movimento, garantindo mais controle e eficiência na execução do movimento. Isso está dando certo, e é o nosso diferencial”, afirma Gabriel.

Já para Alice Resende, de 15 anos, o foco está na tentativa “tem que ter bastante foco, mas é preciso aproveitar as inúmeras tentativas hoje para que todo o trabalho possa dar certo amanhã”, afirma a estudante da Escola Estadual Afonso Pena Júnior, de São Tiago, Minas Gerais.

Alice e sua equipe – Café-Com-Byte – chegaram às 5h de hoje em Rio Grande, “chegamos, tomamos um banho e viemos para cá, começar as alterações necessárias”, explicou a jovem. Estando em uma das poucas escolas públicas da competição, a estudante reconhece as dificuldades de fazer robótica na atual conjuntura educacional: “temos poucos recursos, e por isso temos que fazer muito com o que temos disponível, principalmente no improviso. Em função disso, nosso diferencial é mesmo na programação, e não na montagem”, coloca.

Para Júlio Cesar, de 17 anos – também da equipe Café-Com-Byte -, a grande importância em participar deste evento está em ganhar conhecimento sobre o tema. Para Alice, a importância de participar da OBR 2019 está muito mais ligada com representatividade do que qualquer outro tema: “Eu acho que é muito importante estar aqui, isso representa um diferencial para a nossa escola. Nós somos uma das poucas escolas públicas aqui, e isso quer dizer muito sobre onde queremos chegar e como podemos fazer um ótimo trabalho mesmo sob condições desiguais para com outros participantes”, confirma e completa “Precisamos também agradecer a prefeitura de nossa cidade, que nos ofereceu um grande suporte para estar aqui agora”.

A competição começará amanhã, 24, a partir das 8h, no ginásio da universidade.

 

Galeria

Imagem mostra uma estudante no centro, sobre uma pista utilizada na competição

Competidores aproveitam dia de aquecimento para realizar ajustes necessários

Fernando Halal/Secom