Mostra da Produção Universitária

Encontro de Pós-graduação conta com 344 trabalhos aprovados para apresentação

Evento acontece junto à 19ª MPU, de 11 a 13 de novembro, em formato virtual e remoto

 

Um dos diversos eventos que compõe a 19ª Mostra da Produção Universitária (MPU), o Encontro de Pós-graduação (EPG) chega a sua 22ª edição, e, pela primeira vez, acontece em caráter virtual. A iniciativa existe para divulgar, promover e acompanhar os trabalhos desenvolvidos por estudantes junto aos programas de pós-graduação da FURG, e, também, de outras instituições de ensino superior da região. O EPG transcorre de 11 a 13 de novembro, via moodle.

Notícias Relacionadas

Para esta edição, foram recebidos 400 trabalhos inscritos, dos quais 344 foram devidamente aprovados para apresentação e distribuídos entre mais de 40 salas virtuais. De acordo com a coordenadora de Acompanhamento à Pós-graduação e integrante da comissão organizadora do evento, professora Diéssica Piexak, houve um empenho inicial em organizar e dividir essas salas de acordo com a área de conhecimento dos materiais recebidos. “No momento em que o autor inscreve seu trabalho, é preciso informar a área de conhecimento ao qual estabelece relação. A partir disso, conseguimos aproximar esses trabalhos às devidas áreas de correlação, de acordo com cada sala”, explica Diéssica.

Online, pela primeira vez

Devido à pandemia e ao contexto atual de isolamento social, o formato da MPU em 2020 é inteiramente online, “temos chamado de um novo formato”, acrescenta Diéssica. É a primeira vez que a mostra ocorre dessa forma, que acaba por impactar, também, nas apresentações dos trabalhos. Neste esquema, os alunos de pós-graduação poderão apresentar seus trabalhos por meio de vídeo, em formato livre, com no máximo cinco minutos de duração. Outras instruções quanto à elaboração da apresentação serão divulgadas futuramente pela comissão organizadora.

Para Diéssica, o novo formato permite aos estudantes maior – e mais fácil – deslocamento entre salas e áreas do conhecimento, uma vez que se torna possível assistir aos trabalhos apresentados por outros estudantes em outras salas virtuais. “O vídeo de todos estará ali, disponível, o acadêmico consegue, portanto, buscar os trabalhos de maior interesse para ele, o que é um ganho que ocorre nesse novo formato”, expõe e completa: “Nas edições passadas, o discente ficava apenas em uma sala; onde apresentava seu trabalho, assistia aos colegas e discutia os estudos apenas daquela área específica. Não havia possibilidade de transitar, era mais restrito”.

Desafios

Elaborar uma mostra não é algo simples e envolve uma série de pessoas para distribuir, avaliar e aprovar os trabalhos inscritos, da mesma forma que exige outro determinado grupo para pensar na organização e na própria realização do evento. Neste ano, o desafio é outro: pensar, organizar e construir uma MPU nova. Para Diéssica, elaborar o 22º EPG neste contexto foi desafiador, assim como é para os estudantes que almejam participar do evento, uma vez que agora é necessário investir tempo para a gravação e desenvolvimento dos vídeos de apresentação, elaborar material diferente para amparar o trabalho apresentado, sintetizar os principais resultados de sua pesquisa em cinco minutos e, ainda, publicar essa somatória de fatores no YouTube. “Apesar desses desafios, existem muitas possibilidades de crescimento neste formato”, conclui a docente.

19ª MPU

A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

Com o tema "Ciência é compromisso social!", a 19ª MPU vem destacar a importância e o papel da ciência como norteadora na tomada de decisões da sociedade e a sua relevância para novas descobertas, para a inovação e melhoria da qualidade de vida, reafirmando a importância da saúde pública gratuita e do compromisso das instituições públicas com as comunidades nas quais estão inseridas. A realização da MPU 2020 será em formato totalmente digital e remoto. As atividades poderão ser realizadas de forma assíncronas, quando da gravação de apresentações, ou síncronas na execução de atividades culturais, oficinas, palestras e debates.

Tópico(s): pós-graduação
Assunto: Eventos