Durante a primeira semana de outubro, foram apresentados à comunidade universitária e externa, em Santo Antônio da Patrulha, os projetos de ensino “Curso online de Leitura em Língua Espanhola” e “Curso de Espanhol Básico Nível A”, e o projeto de cultura “Círculos de Leituras – Livros, vidas, histórias e memórias”. A apresentação dessas ações se deu por meio de lives, disponíveis nas páginas do Grupo de Empreendedorismo Social (GES) e da FURG-SAP.
Secaid nos Campi estará em São Lourenço do Sul
CIEX sediará simulado de mesa para preparação diante de eventos extremos
PPG em Modelagem Computacional celebra 20 anos
Cursos de Espanhol
Os cursos de Espanhol ocorrerão entre outubro e dezembro de 2020, sendo de responsabilidade do Centro de Ensino em Línguas Estrangeiras (Cele) do Instituto de Letras e Artes da FURG (ILA). “Optamos pela oferta de língua estrangeira de forma online em todos os Campi e pretendemos que os mesmos tenham continuidade nos próximos anos”, explica o Wellington Machado, coordenador do núcleo do Espanhol do Cele.
Para o Campus SAP, assim como ocorre semestralmente, será também realizada a aplicação de provas de proficiência em leitura de línguas estrangeiras (inglês, espanhol, francês e português para estrangeiros). Cabe destacar que, em função da grande demanda local e regional, alguns projetos de Espanhol já vêm sendo desenvolvidos na FURG-SAP, desde 2017, como fomento de extensão universitária, graças a parcerias com professores do GES, Campus SAP e da comunidade.
Projeto Cultural
No que tange o projeto de cultura “Círculos de Leituras”, nas palavras da professora Darlene Webler: “trata-se de uma ação que tem como foco a promoção da leitura, o acesso ao livro e a valorização de diferentes formas de expressão cultural”. Este projeto é voltado para todos que gostam de ler, contar, ouvir e/ou escrever histórias, poesias, crônicas, contos, charges e outras modalidades artístico-culturais – tanto para estudantes e servidores da FURG, quanto profissionais de outras instituições e comunidade em geral.
De acordo a acadêmica Sthefani Silva, a dinâmica será de encontros quinzenais, sem inscrição prévia, em ambiente virtual (link será divulgado futuramente, pelas redes sociais, em especial, nas páginas da FURG-SAP e do GES no Facebook). O primeiro encontro virtual acontece no dia 22 de outubro, às 19h.