Na última segunda-feira, 10, o Campus FURG São Lourenço do Sul sediou o evento “Tecendo Redes pelo Clima: compartilhando saberes sobre agricultura familiar e tecnologias sociais”. A proposta contou com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), além do projeto de extensão PancPop e do curso de Gestão de Cooperativas da FURG.
Arte e Movimento convida para últimas oficinas da 2ª edição
Estudantes do ILA representam a FURG no salão da UFRGS 2025
DAS/Progep convida para campanha do Novembro Azul
A programação trouxe os professores Tanice Andreatta (UFSM), Oscar A. Torres Figueredo (UFSM), Lúcio André de Oliveira Fernandes (UFPel), Jaqueline Durigon e Carlos Alberto Seifert Jr. (Pancpop/FURG), com o objetivo de fomentar o diálogo sobre as estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas adotadas pela agricultura familiar da Zona Sul do estado, com foco na produção de alimentos.
O evento é vinculado ao projeto "Mudanças climáticas e produção de alimentos: análise das estratégias de enfrentamento e adaptação da agricultura familiar no território Zona Sul do Rio Grande do Sul" (Fapergs) e debateu a temática da agricultura familiar face às mudanças climáticas, com contribuições dos pesquisadores(as) e grupos representados, reunindo a comunidade acadêmica dos diferentes cursos do campus.
Demais ações
O grupo de pesquisadores do projeto também esteve realizando pesquisa de campo no território, além de participar do 10º Seminário Anual do PPGDTSA: Mudanças Climáticas, Agricultura Familiar e Superação, realizado na UFPel, nos dias 11 e 12 de novembro.