O ciclo de palestras do projeto "Entre Ondas e Marés: Vozes e Histórias de Mulheres que Inspiram", promovido pela Coordenação de Formação Continuada da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CFC/PROGEP), apresenta três encontros a partir deste mês de abril. Ancorada no Março Lilás, a iniciativa visa a fomentar debates e reflexões sobre os direitos das mulheres, contribuindo para a formação continuada e para a construção de uma cultura institucional cada vez mais equitativa.
As palestras ocorrerão no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), anexo ao prédio 2, no Campus Carreiros. A atividade será transmitida online para os campi de Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. O evento é voltado à força de trabalho da universidade, estudantes e aposentados.
A programação inicia em 17 de abril, às 8h. Em seguida, às 8h30, inicia a palestra "Enfrentamento à Violência Contra a Mulher - Procedimentos Práticos da Lei Maria da Penha", que será ministrada pela juíza Denise Dias Freire, titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar do Rio Grande. O evento contará com a participação da reitora, professora Suzane Gonçalves, que fará a abertura do encontro, e da professora Daniele Acosta, da Escola de Enfermagem (EENF), coordenadora do projeto de acolhimento de mulheres, que apresentará a parceria entre a universidade e o juizado no apoio às vítimas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 14, no site da Progep. Para as demais palestras, as inscrições estarão abertas em breve.
O segundo encontro ocorrerá em 08 de maio, com início às 9h, em dois momentos de reflexão e debate sobre a violência contra a mulher. No primeiro momento, a delegada Alexandra Pérez Sosa, da Delegacia de Polícia de Proteção a Grupos Vulneráveis do Rio Grande (DPPGV/RG), especialista em Perícia Criminal, abordará o tema "Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher", trazendo sua experiência e conhecimento sobre os desafios no enfrentamento desse problema social.
Na sequência, as professoras Cláudia Peixoto, da Faculdade de Direito (Fadir/FURG) e Kelley Baptista Duarte, do Instituto de Letras e Artes (ILA/FURG) apresentarão a palestra "Biografias do Trauma: Um Olhar Literário e Interdisciplinar para a Experiência da Violência Obstétrica", explorando a questão sob uma perspectiva literária e jurídica, ampliando o debate sobre as múltiplas formas de violência vivenciadas pelas mulheres.
O terceiro e último encontro está previsto para 10 de junho, às 9h. Será realizada uma roda de conversa com a prefeita do Rio Grande, Darlene Pereira, a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Dianelisa Amaral Peres, e a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Rio Grande, Silvia Silva da Costa Botelho. As convidadas compartilharão suas experiências, desafios e conquistas ao longo de suas trajetórias profissionais, promovendo uma reflexão sobre a atuação feminina em diferentes espaços de liderança.