ANIVERSÁRIO

CFop realizará atividades alusivas à sua criação e atuação nesses 20 anos

Programação será realizada com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Castelo Branco

O Centro de Formação e Orientação Pedagógica (CFop), realizará ações comemorativas aos 20 anos de suas atividades nos dias 10 e 11 de novembro.

Notícias Relacionadas

Ao longo de 2 dias, serão realizadas atividades como roda de conversa, momentos culturais e um parabéns coletivo. As atividades têm participação da comunidade acadêmica e serão realizadas com 80 crianças da Escola de Educação Infantil Castelo Branco.

Sobre o CFop

O Centro de Formação e Orientação Pedagógica foi criado por meio da Deliberação N.º022/2002, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da FURG. Além disso, está vinculado à Pró-reitoria de Graduação.

Assim, possui como marco conceitual o desenvolvimento de metodologias inovadoras no ensino de graduação da FURG, de educação continuada e a distância, assim como a reformulação e a modernização curricular.

Estrutura e projetos

O CFop conta com estrutura física que abriga o Laboratório de Ensino e Prática Docente (Lepd). Este é um local de integração entre acadêmicos e educadores para reflexão e produção do conhecimento, da prática docente e do estágio supervisionado na FURG.

Inclusive, dispõe de ambiente para a experimentação de alternativas metodológicas e elaboração de material pedagógico, com recursos disponibilizados pelo laboratório para a produção destes materiais e discussão de novas metodologias de ensino.

Também proporciona integração entre as diversas áreas do conhecimento, construção de oficinas pedagógicas, realiza empréstimo de materiais didático-pedagógicos e tem um espaço com recursos de informática e internet.

No momento, o Centro de Formação e Orientação Pedagógica executa dois projetos, sendo eles, Diálogos Plurais e o CFop Itinerante. Nesse sentido, o Projeto Diálogos Plurais, é um espaço de reflexão acerca das temáticas que perpassam o fazer docente. Aliás, desde o segundo semestre letivo deste ano está provendo lives com a temática da Inclusão no Ensino Superior: desafios e possibilidades.

Em contrapartida, o Projeto CFop Itinerante visa atender as escolas de educação básica do entorno da FURG, tanto na formação continuada de professores, quanto no acesso aos materiais pedagógicos do Laboratório de Ensino e Prática Docente (Lepd).

Nesta primeira edição, estão sendo atendidas as professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Castelo Branco, que conta com uma média de 20 professoras de educação infantil e 252 estudantes. Assim, serão realizados encontros formativos com as professoras da escola e oficinas de construção de materiais pedagógicos para a prática docente.

Confira a programação do evento:

10/11/2022

13h30min - Roda de Conversa com a presença da Prograd, Diped, CFop e demais autoridades da FURG que se fizerem presentes.

14h30min - Atividade Cultural com Débora Amaral - brincante musical e Lilian Ney - Poeta

15h - Parabéns ao CFop com convidados

11/11/2022

14h - Circuito de atividades do CFop e Ceamecim:

  • Exposição Interativa: Uma aventura pelo corpo humano; Ceamecim
  • Atividade Afunda ou Flutua; Ceamecim
  • Labirinto das curiosidades; CFop
  • Arte com as mãos; CFop

 

*Estagiário de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal