Para marcar os 61 anos do Golpe de 1964, o evento Cenas da ditadura na FURG: roda de conversa e testemunho traz as participações de Márcia Laurino, filha do professor Luiz Laurino, e do historiador Cleverton Luis Freitas de Oliveira. A roda de conversa inicia às 19h, na próxima segunda-feira, 31, na Asa Norte do Cidec-Sul.
A atividade é aberta à comunidade acadêmica e em geral. São organizadores os Institutuos de Letras e Artes (ILA), de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) e da Educação (IE) e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio da Diretoria de Arte e Cultura (DAC).
A professora Luciana Coronel, representante do ILA na organização do evento, detalha a programação. "Vamos apresentar um pouco da história da universidade na época da ditadura, através do testemunho de Márcia Laurino, filha do professor Luiz Laurino, expurgado por motivos políticos à época e do pesquisador Cleverton Luis Freitas de Oliveira, que na construção do relatório da comissão da verdade do sindicato (Aprofurg) deparou-se com documentos acerca da história de Adelino Marques Mendes, estudante do curso de Oceanologia perseguido pela ditadura", explica.