ENCONTRO VIRTUAL

Aula magna do PPG em Ciências da Saúde aborda evolução do SARS-CoV-2

Evento acontece nesta terça, 6, pelo canal da FURG no YouTube

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da FURG promove, nesta terça-feira, 6 de abril, a aula magna de abertura do ano letivo. A aula magna será transmitida pelo canal da FURG no YouTube a partir das 18h.

Notícias Relacionadas
Considerando a atual problemática em relação à Covid-19, sobretudo sobre as variantes, o encontro terá como tema “Evolução do SARS-CoV-2: do genótipo ao fenótipo”. A aula será ministrada pelo virologista Fernando Spilki, professor da Universidade Feevale, coordenador da Rede Corona-ômica, que reúne laboratórios de todas as regiões do Brasil para captação, sequenciamento genômico e análises de amostras de SARS-CoV-2. O trabalho da rede permite o sequenciamento do genoma do vírus circulante no país e a identificação de mutações e alvos terapêuticos. 

O contexto atual da pandemia traz diversos novos elementos, como número de casos e óbitos, grande diversificação dos genomas virais, incremento da transmissibilidade de algumas variantes e novos desafios relativos à produção e à vacinação. No encontro serão abordadas informações sobre o que já se sabe e o estado atual da pesquisa sobre o genoma do vírus no Brasil e no mundo, além de discutir sobre investigações e o que precisa ser revelado sobre eventuais alterações no fenótipo do vírus e relação disso com a proteção das vacinas.

Fernando Spilki é médico veterinário, mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Genética e Biologia Molecular pela Unicamp. Atualmente é professor titular na Universidade Feevale e bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 1B. Spilki é membro da Rede-Vírus MCTIC e coordenador da Rede Corona-ômica BR MCTIC/Finep.

Cartaz