A partir de 17 de junho, todas as quartas-feiras a página da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) no Facebook receberá a atividade “Fresta Conversa”. A ação, que integra a agenda cultural da DAC, é organizada como uma série de conversas ao vivo com artistas, produtores e realizadores do campo do cinema, do vídeo e da arte contemporânea.
Geducação realiza leitura de obra sobre privatização na educação
Ouvidoria da FURG palestra no 2º Fórum Regional de Ouvidorias
Editora da FURG participa da 3ª Reunião Ordinária da ABEU Regional Sul
Luiz Cassol é diretor cinematográfico, cineclubista e diretor publicitário. Diretor das produtoras Filmes de Junho e Accorde Filmes, atualmente é vice-presidente da Fundacine – Fundação Cinema RS. Na produção autoral, dirigiu os longas “Câncer – Sem Medo da Palavra”, “Janeiro 27” (codirigido com Paulo Nascimento), “Todos” (codirigido com Marilaine Castro da Costa) e “Golpe” (codirigido com Guilherme Castro). Também dirigiu os curtas ficcionais “Fome de Quê?”, “Anônimos”, “Nem Isso” e “Grito” e os curtas documentais “Super-70”, “Faltam Cinco Minutos”, “Tabaré Inácio” e “Alexandra”. É codiretor das series “Chuteira Preta” (em exibição no Prime Box Brasil e Amazon Prime) e “Animal” (Globopay) (dirigidas por Paulo Nascimento). É diretor da serie “Crítica”, a ser lançada em setembro 2020, no canal Prime Box Brasil.
O artista visual Dirnei Prates, desde 2007, utiliza apropriações em seus trabalhos em vídeo e fotografia, procurando nestas imagens, absorvidas quase sempre do seu entorno imediato, alguns padrões que evidenciem suas contradições e interpretações pessoais.
Munir Klamt possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), e especialização em Economia da Cultura pela UFRGS (2007), é mestre e doutor em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UFRGS, e recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses em 2017. Realizou pós-doutorado na UnB em 2019. Desde 2003 assina seus trabalhos como Ío, um pseudônimo também usado em parceria com Laura Cattani. Sua produção plástica e visual abarca diversos meios, contextos e plataformas, tais como vídeos, instalações, desenho, performance ou fotografia
Ao longo das atividades, os encontros virtuais dialogarão sobre o circuito de exibição e difusão do cinema/vídeo experimental e os processos de produção e criação de cada obra.
Fresta – Mostra Audiovisual
A Fresta – Mostra Audiovisual é um projeto de extensão e cultura dos cursos de Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, realizado desde 2016. O eixo da mostra é o filme experimental e busca dar oportunidade para estudantes, artistas e realizadores compartilharem suas obras, conceitos, sensações, imagens e sons. Ao longo das quatro edições, a Fresta recebeu obras de todas as regiões e estados do Brasil: curtas, vídeos experimentais, videoperformances, animações, gif_art, paisagem sonora, dentre outros. A mostra é apresentada em exposições, instalações, intervenções e exibição em sala.
A equipe do projeto é formada por Ana Maio e Marcelo Gobatto (coordenadores), Giulia Castelani, Guilherme Mello e Isabela Toledo (Oficina de Vídeo).