EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA

8ª edição do Festival Rio Grande PhotoFluxo começou nesta quarta-feira, 30

Evento acontece em diferentes espaços da cidade e tem como objetivo fomentar os espaços de produção cultural

Começou nesta quarta-feira, 30, a 8ª edição do Festival Rio Grande PhotoFluxo. O evento, em 2019, traz o tema “Corpos e Territórios”, com a motivação de promover o desenvolvimento e incentivo de produções artísticas como resposta ao momento do país, ligado temáticas como a violência do estado, a intolerância e o cerceamento das liberdades individuais. A iniciativa conta com uma vasta programação, a qual se estende até o dia 3 de novembro, sendo realizada pelo Centro de Produção, Promoção e Formação em Arte e Cultura/Ponto de Cultura ArtEstação em parceria com o Laboratório de Fotografia do Curso de Artes Visuais da FURG.

Notícias Relacionadas

Atrações

Constam na programação do evento, diversas atrações envolvendo a arte visual, como o espaço “Fotografia em Diálogo”, mostras e roda de conversa com artistas convidados, convocatórias, varal fotográfico, projeções, oficinas, feira de impressos e de artesanato indígena. Essa intensa grade de atividades ocupará diferentes espaços da cidade, como a Sala Multiuso da Prefeitura Municipal do Rio Grande, o Prédio das Artes Visuais (Campus Carreiros), Estação Balnear, Galeria Pepita, Camarim Arte&Cultura, intervenções em terminal de ônibus, tapumes e painéis ao ar livre.

Além disso, as atividades também contam homenagens, in memorian, à artista performer e professora do ILA, Claudia Paim e ao fotógrafo riograndino Aldivo Mendes. Dessa forma, de acordo com o briefing disponibilizado no site do evento: “acreditamos estar agradecendo às suas presenças marcantes e as parcerias constantes em movimentos culturais no munícipio do Rio Grande”.

Motivações

Visando o fomento de produção em termos de arte e cultura, o evento tem a intenção de propiciar uma relação entre a comunidade acadêmica da FURG e a produção regional e nacional da arte da fotografia para brindar o público em geral, especialmente aqueles leigos quanto ao tema, para despertar o sentimento de valorização e apreço pelo fazer e saber artístico produzido localmente, sejam elas amadoras ou profissionais.

No entanto, a iniciativa também visa o lado científico da arte, assim, tendo como intenção, ainda, compartilhar determinadas pesquisas e resultados sobre o tema, para permitir a troca de saberes e experiências simbólicas entre aficionados pela fotografia. Ainda em tempo, de acordo com a organização, a realização desse tipo de intervenção cultural amplia os espaços de fruição e de produção, possibilitando não apenas uma maior e mais intensa discussão sobre o assunto, mas também estimula a pesquisa, produção e fruição da arte fotográfica no ambiente escolar, ampliando a noção acerca de arte e cultura.