A 4ª edição da Fresta – Mostra de Audiovisual, evento promovido pelos cursos de Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, teve início na tarde de quinta-feira, 17, no Prédio das Artes Visuais.
Geducação realiza leitura de obra sobre privatização na educação
Ouvidoria da FURG palestra no 2º Fórum Regional de Ouvidorias
Editora da FURG participa da 3ª Reunião Ordinária da ABEU Regional Sul
Presente na cerimônia de abertura, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, parabenizou a iniciativa. “Podemos não ter recursos, mas temos capacidade de trabalhar em rede e vontade política de fazer as coisas", disse.
O evento teve início com sessões comentadas pelo convidado especial André Parente (UFRJ). O festejado cineasta e artista visual apresentou uma maratona de 10 filmes e vídeos experimentais. Doutor em Cinema pela Universidade de Paris VIII, Parente relembrou suas experiências com os mais diferentes formatos, como Super-8, filmes em 35mm e mixes de vídeos e instalação.
Em seguida, aconteceu a abertura da exposição em homenagem à artista Cláudia Paim (1961-2018), na Sala de Experimentação. O primeiro dia foi encerrado com a sessão comentada de filmes e vídeos do diretor Lucas Parente.
Nesta sexta-feira, 18, na sala de Oficina de Vídeo do ILA, aconteceu a exibição do I Festival Internacional de Performances Mínimas Urbanas em vídeo e do programa de curtas da Fresta, que contou com uma roda de conversa com os professores Ana Maio, Janice Appel, Marcelo Gobatto e Cláudio Tarouco de Azevedo. Com o tema "Corpo Urbano em Ação", o festival reúne um conjunto de trabalhos videográficos ocorridos no espaço urbano por meio de gestos performativos mínimos na vida cotidiana.
Arte contemporânea
O projeto Fresta, criado pelos professores Ana Maio e Marcelo Gobatto, tem o objetivo de promover e divulgar a produção artística em cinema e vídeo experimental, além de assegurar um espaço cultural de difusão, exposição e formação em Artes Visuais, assim contribuindo com as reflexões e as pesquisas acerca do tema e a respeito da arte contemporânea no Brasil.
A programação da Fresta vai até o dia 15 de novembro. Segundo a professora Ana Maio, serão exibidas pela Fresta, ao total, 217 obras de 169 artistas e cineastas de 17 estados do Brasil. Mais informações sobre as atividades do projeto podem ser conferidas na página do evento no Facebook.