No sábado, 7, aconteceu no Campus Carreiros da FURG, o 3º Seminário Desafios do Licenciamento Ambiental Municipal, com o tema "Conexão Popular". O evento dá continuidade ao Plano de Formação em Participação Popular, realizado com grupos populares e associações de moradores de Rio Grande pelo projeto de Formação Continuada de Gestores Ambientais no Contexto do Licenciamento Ambiental Municipal (LAM).
Inicia na próxima semana o 1º Fórum de Editores do Portal de Periódicos da FURG
Pastoral Universitária promove Café Solidário
Rede Andifes-IsF recebe inscrições para cursos de idiomas gratuitos e online
Participaram do evento representantes dos bairros Santa Rosa, Centro, Cidade Águeda (por meio do Conselho de Saúde local), Vila Maria, Castelo I e Maria dos Anjos. Compuseram a mesa de abertura o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Morrone, a professora Cristiane Costa, representando o Projeto LAM, o docente Cleber Palma, secretário de Gestão Ambiental da FURG, o professor Paulo Roberto Tagliani, coordenador do Projeto de Revisão do Plano Ambiental Municipal e Gessy Prates, representando o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).
Na ocasião, os convidados ressaltaram a importância da participação popular no debate sobre a gestão municipal do meio ambiente e da integração cooperativa entre os projetos de Formação Continuada e de revisão do Plano Ambiental Municipal. Ao longo do seminário, foi estimulado pela equipe do Projeto LAM o debate entre os participantes, organizados em dois grupos, sobre problemas ambientais que enfrentam em seus bairros, bem como os problemas em comum e possíveis soluções para os mesmos.
Os problemas e soluções considerados mais relevantes pelos participantes foram indicados a compor a revisão do Plano Ambiental do município, promovendo o evento a um espaço de expressão para as lideranças e representantes das comunidades e de contribuição para a elaboração de novas políticas públicas municipais referentes ao tema.
O Plano de Fortalecimento da Participação Popular terá continuidade com novas formações nas sedes da sociedade civil organizada de Rio Grande, em diferentes bairros do município e com a realização do 4º Seminário Desafios do Licenciamento Ambiental Municipal, que terá como tema o debate sobre gênero e a participação da mulher na gestão ambiental do município, prevista para maio deste ano.