LAM

3º Seminário Desafios do Licenciamento Ambiental Municipal debateu a conexão popular

Evento dá continuidade ao Plano de Formação em Participação Popular

Foto: Divulgação

No sábado, 7, aconteceu no Campus Carreiros da FURG, o 3º Seminário Desafios do Licenciamento Ambiental Municipal, com o tema "Conexão Popular". O evento dá continuidade ao Plano de Formação em Participação Popular, realizado com grupos populares e associações de moradores de Rio Grande pelo projeto de Formação Continuada de Gestores Ambientais no Contexto do Licenciamento Ambiental Municipal (LAM).

Notícias Relacionadas
Esse projeto é uma realização do Laboratório Interdisciplinar MARéSS em conjunto com a Secretaria de Município de Meio Ambiente (SMMA), com recursos oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Participaram do evento representantes dos bairros Santa Rosa, Centro, Cidade Águeda (por meio do Conselho de Saúde local), Vila Maria, Castelo I e Maria dos Anjos. Compuseram a mesa de abertura o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Morrone, a professora Cristiane Costa, representando o Projeto LAM, o docente Cleber Palma, secretário de Gestão Ambiental da FURG, o professor Paulo Roberto Tagliani, coordenador do Projeto de Revisão do Plano Ambiental Municipal e Gessy Prates, representando o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).

Na ocasião, os convidados ressaltaram a importância da participação popular no debate sobre a gestão municipal do meio ambiente e da integração cooperativa entre os projetos de Formação Continuada e de revisão do Plano Ambiental Municipal. Ao longo do seminário, foi estimulado pela equipe do Projeto LAM o debate entre os participantes, organizados em dois grupos, sobre problemas ambientais que enfrentam em seus bairros, bem como os problemas em comum e possíveis soluções para os mesmos.

Os problemas e soluções considerados mais relevantes pelos participantes foram indicados a compor a revisão do Plano Ambiental do município, promovendo o evento a um espaço de expressão para as lideranças e representantes das comunidades e de contribuição para a elaboração de novas políticas públicas municipais referentes ao tema.

O Plano de Fortalecimento da Participação Popular terá continuidade com novas formações nas sedes da sociedade civil organizada de Rio Grande, em diferentes bairros do município e com a realização do 4º Seminário Desafios do Licenciamento Ambiental Municipal, que terá como tema o debate sobre gênero e a participação da mulher na gestão ambiental do município, prevista para maio deste ano. 

 

Galeria

Abertura do evento. Da esquerda para direita: a pesquisadora Patrícia Tometich, integrante do MAReSS, o coordenador do projeto de Revisão do Plano Ambiental Municipal, Paulo Roberto Tagliani, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Morrone, o Secretário de Gestão Ambiental da FURG, Cleber Palma Silva, a professora Cristiane Costa, que no evento representou a docente Tatiana Walter, coordenadora do projeto LAM, e a representante do COMDEMA, Gessy Prates

Seminário Desafios do Licenciamento Ambiental Municipal debate a conexão popular

Foto: Divulgação