Na última terça-feira, 2, o Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), recebeu o 1º Fórum de Editores do Portal de Periódicos Científicos da FURG, no Cidec-Sul, dentro da programação da 50ª Feira do Livro. O evento reuniu aproximadamente 100 participantes e se consolidou como marco institucional para a política editorial da universidade.
FURG sedia 1º Congresso de Formação de Professores do Extremo Sul do Brasil
Recicla+ Furg realiza ação na sexta-feira
Inicia na próxima semana o 1º Fórum de Editores do Portal de Periódicos da FURG
As atividades tiveram início às 9h, com a acolhida e abertura institucional, reunindo gestores, professores e editores. O turno da manhã foi marcado por intensa participação e reflexões sobre os rumos da comunicação científica no Brasil, situando a experiência da FURG em diálogo com o cenário nacional. Ao longo da manhã, ocorreram três conferências que conectaram memória institucional, inovação e desafios contemporâneos da comunicação científica.
A primeira conferência foi sobre os "50 Anos do Curso de Biblioteconomia da FURG", com o professor Rodrigo de Carvalho, coordenador do curso no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI/FURG), destacando a trajetória e o papel estratégico da área na formação e gestão da informação. Em seguida, a conferência "Portal de Periódicos da FURG: da implementação do OJS à consolidação na ciência aberta" foi ministrada pela professora Angélica Miranda, também do ICHI/FURG. A conferencista resgatou o processo de implantação do sistema e os avanços recentes rumo à ciência aberta.
Encerrando as atividades da manhã, foi a vez da temática "Sistema de Classificação de Artigos da Capes (2025-2028): o que muda com o fim do Qualis Periódicos", ministrada pela professora Samile Andréa de Souza Vanz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), traçando uma análise crítica das novas diretrizes e seus impactos na avaliação científica.
À tarde, em espaço reservado aos editores e equipes das revistas vinculadas ao Portal, foi realizada a reunião de trabalho dos editores, coordenada pela Coordenadora da Editora e Gráfica da FURG, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Edgraf/Proexc), Fabiane Pianowski. Esta atividade contou ainda com a participação da Diretora do Sistemas de Bibliotecas, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Rúbia Gattelli, e da Diretora de Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), Dinalva Aires de Sales.
De acordo com informações repassadas por Pianowski, nesse momento, foram pactuados acordos estratégicos voltados ao fortalecimento do suporte institucional às revistas. Entre os avanços, destaca-se a aprovação da minuta do Comitê Gestor do Portal de Periódicos Científicos (CGPPC), de caráter consultivo e deliberativo, que será responsável pela governança do Portal e pela organização do Fórum Anual de Editores. O documento aprovado seguirá agora os trâmites institucionais até apreciação final pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea/FURG).
Também foi destaque a discussão da Política de Periódicos Científicos da FURG, que estabelece critérios de inclusão, permanência, preservação digital, emissão de DOI, o Identificador de Objeto Digital, e alinhamento à ciência aberta. O texto permanece em debate e terá continuidade na próxima reunião dos editores, agendada para 24 de setembro. Outro acordo firmado foi o compromisso de ampliar a indexação e visibilidade internacional das revistas com o apoio da bibliotecária Camila Cruz; de apoiar a diagramação dos periódicos pela equipe da Editora, composta por Gilmar Torchelsen, João Balansin e Cinthia Pereira; e de fortalecer a capacitação continuada no uso do sistema OJS, o Open Journal Systems (antigamente chamado de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER), software para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica.
O Fórum foi encerrado às 16h, com encaminhamentos que visam a consolidar a governança editorial e qualificar a produção científica da universidade. Segundo Pianowski, mais do que um evento pontual, o 1º Fórum de Editores marca o início de um ciclo de valorização das equipes editoriais, fortalecimento da ciência aberta e integração entre ensino, pesquisa e extensão no campo da comunicação científica da FURG.