A Biblioteca Central da FURG (SiB) recebeu um acervo de livros, alguns deles raros, da escritora rio-grandina, precursora do feminismo brasileiro, Carmen da Silva. A doação partiu da professora Nubia Hanciau, que pesquisa e desenvolve um projeto sobre a autora - há algumas décadas -, no âmbito da universidade.
Galeria Espaço Incomum recebe exposição internacional a partir desta terça, 10
9ª Trilha Multicultural será realizada na próxima semana no Centro Histórico
Projeto “Troca de Livros” impulsiona o hábito da leitura há mais de 10 anos; conheça mais sobre a iniciativa
Dentre as obras entregues pela professora estão: A arte de ser mulher: um guia moderno para o seu comportamento (1966); O homem e a mulher no mundo moderno (1971); Fuga em setembro (1971) e Histórias Híbridas de uma senhora de respeito (1984), todos escritos por Carmen da Silva. Foram doados, ainda, as obras O melhor de Carmen da Silva, de Laura Taves (1994); dois exemplares de A arte de ser ousada: uma homenagem a Carmen da Silva (2015), de Comba Marques Porto; dois exemplares de Para Ler Carmen da Silva (2019), de Nubia Hanciau e Francisco das Neves Alves (Orgs.) e a obra Impressões: feminismo e cultura (1987).
“São livros que continuam sendo procurados e que não são mais publicados, há muitos anos. Alguns deles, raros, só disponíveis em sebos ou sites como a Estante Virtual. Embora defasados na parte icônica, imagem de capa, por exemplo, e em alguma parte da grafia, o conteúdo, por incrível que pareça, continua atual e pertinente. E vejam que Carmen faleceu em 1985, ou seja, lá se vão quase quatro décadas”, comentou a professora, que reiterou o desejo da reedição da obra de Carmen.
Os livros doados estão sendo catalogados pelas bibliotecárias do SiB e, em breve, estarão disponíveis para consulta e empréstimo na Biblioteca Central da FURG.