AUDIOVISUAL

Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande inicia nesta quarta, 27

Evento reúne oficinas, palestras e exibições de filmes rodados do Cassino a Montevidéu

Com atividades gratuitas e abertas ao público, tem início nesta quarta-feira, 27, no Anfiteatro do IFRS - Campus Rio Grande, a I Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande. O evento conta com recursos e realização do IFRS, em parceria com o Sesc Rio Grande e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O apoio é da FURG, Anhangá Filmes, Secretaria de Município da Cultura, Villa Moura Hotéis e Apetece Restaurante. 

Notícias Relacionadas

A primeira edição da Mostra carrega o peso de um esforço coletivo de pessoas e instituições, que vêm, há quase quatro anos, fomentando o cinema na cidade do Rio Grande. Anteriormente conhecido como Mostra de Cinema Of Cine, o evento possuía a simples proposta de exibir os curtas realizados pelos alunos do curso de extensão Of Cine do IFRS - Campus Rio Grande, que buscava proporcionar a capacitação da comunidade rio-grandina para realização cinematográfica. O curso, ao longo de suas quatro edições, acumulou cerca de 450 alunos inscritos, e a sua remanescente mostra cresceu exponencialmente desde a primeira edição, chegando a um público de aproximadamente 600 pessoas em 2018. 

Com o constante crescimento da mostra, sua presença na agenda cultural da região tem se tornado cada vez mais integral, e cada vez mais simbólica ao ousar cultivar o cinema em uma cidade interiorana. Essa edição não esquece os alicerces que a fundaram, mas assume neste ano a face de uma mostra tão nova quanto importante, e se reinventa para abarcar cada vez mais os cinemas que circundam sua necessidade. 

As inscrições para as oficinas da I Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande estão abertas neste link. As atividades acontecem nos dias 27, 28 e 29, sempre no Anfiteatro do IFRS. 

Programação