A história da produção dos quadrinhos ao rodor do mundo foi tema da palestra “Historiando os Quadrinhos” realizada pelo professor e historiador convidado Cezar Alexandre Machado, que aconteceu no dia 20 de maio no auditório do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG.
Escritora Giulia Guadagnini é a homenageada da Flic 2025
Escolas são convidadas para a Rua das Crianças na 50ª Feira do Livro
FURG divulga resultado da seleção de food trucks para a Feira do Livro
Segundo a professora, a formação de leitores críticos, agentes da necessária transformação social, é cada vez mais prerrogativa da escola, diante disso, os quadrinhos auxiliam no processo de letramento literário e motivação para a leitura.
“Os quadrinhos surgem como excelente alternativa, por unirem linguagem verbal e visual, desafiando duplamente o leitor, ao mesmo tempo que o envolvem no jogo de imagens e na relação que se coloca entre as duas linguagens envolvidas. Além disso, trata-se de narrativas cujo enredo flui dinamicamente pelas falas das personagens, provocando no leitor a sensação de estar presente no exato momento em que elas vivem os acontecimentos”, reforça Fabiane. Uma próxima edição do evento já está sendo pensada para o segundo semestre deste ano.
Sobre Cezar Alexandre Rodrigues Machado
Graduado em História pela FMU (SP), Filosofia pelo Instituto Claretiano e Ciências da Religião pela Uninter. Estudioso, colecionador e leitor apaixonado por histórias em quadrinhos. Utiliza os quadrinhos como ferramenta pedagógica para o ensino de História e Filosofia.