Na próxima quinta-feira (9), o projeto cultural Cineclube Café e Conversa, promovido pela produtora Cine Millennium. acontecerá semanalmente na sala 1201 da sede da FURG-SLS (Av. Marechal Floriano Peixoto, 1290), a partir das 19h. Surgido a partir de encontros e conversas casuais entre amigos, o projeto visa a divulgar e estabelecer um polo cinematográfico na região, contando com o apoio das políticas públicas.
Mostras propõem reflexão sobre relações com o planeta e a arte
Videoclipe de estudante da FURG recebe prêmio de melhor letra no Festival Noia
Movimento Coral apresenta espetáculo Cantares no Teatro Municipal
Ao todo, serão realizadas quatro sessões por mês, com acesso livre e entrada franca para toda a comunidade, seguidas de debates com convidados da área. Neste mês, a programação incluirá as exibições dos filmes "Cidade De Deus" (2002), "Ran" (1985), "O Último Metrô" (1980) e "Roma" (2018). A programação completa será divulgada no início de cada mês. Assim que o projeto for iniciado, será realizada uma campanha para arrecadar doações de alimentos e roupas, como forma de ajudar as vítimas das enchentes no estado.
"Nosso projeto visa a que cada longa-metragem tenha valor histórico e seja de uma nacionalidade diferente, assim prestigiando o cinema do globo inteiro através das décadas. No primeiro mês, exibiremos produções brasileiras, francesas, mexicanas e japonesas. Em momentos futuros poderemos fazer alguns recortes específicos, como o neorrealismo italiano ou a nouvelle vague", destacou Al.
Para Vargas, a expectativa é resgatar gradualmente a cultura da Sétima Arte na cidade e oferecer entretenimento cultural durante a temporada de inverno, “suprindo a carência de opções de lazer diferenciadas na comunidade acadêmica local”.
A longo prazo, a Cine Millennium trabalha para consolidar uma sala de cinema comercial no município, enquanto a pretensão é que o projeto siga até o final de outubro na universidade, período em que a produtora faz uma pausa para se dedicar a outras atividades na comunidade, contemplando a temporada de verão. Além disso, dentro do projeto, estão previstas algumas sessões itinerantes que visitarão escolas de ensino médio e o Asilo Municipal.