CULTURA

Público é o grande destaque na Feira do Livro

48º edição do evento foi marcada pelo reencontro

Após 12 dias de atividades literárias, artísticas e culturais, chegou ao fim na noite de domingo, 15, a 48ª Feira do Livro da FURG. A edição deste ano foi marcada pelo reencontro, pois há mais de 2 anos o tradicional evento literário não acontecia devido à pandemia de Covid-19. Realizada excepcionalmente no mês de maio, a Feira pode contar com o seu fiel público, que prestigiou as diversas atrações.

Notícias Relacionadas
Marcada por ser um evento agregador, a Feira em seu último final de semana contou com apresentações da Big Band da FURG e do CTG Mate Amargo. E na última noite de sessão de autógrafos contou com a presença do jornalista Marcelo Cosme.

Não à LGBTfobia

Na noite de sábado, 14, a presença do jornalista e escritor Marcelo Cosme despertou uma imensa fila na sessão de autógrafos de seu livro “Talvez Você Seja... Desconstruindo a LGBTfobia que Você Nem Sabe que Tem” (Editora Planeta).

Acompanhado do noivo, o médico Frankel Brandão, o rio-grandino distribuiu sorrisos e abraços e foi enfático: "sei que as coisas estão caras, então o que eu realmente quero é receber o carinho de vocês, tirar uma foto, ganhar um abraço. Não precisa comprar nada". Ainda assim, a obra esgotou rapidamente das prateleiras da Feira. "Espero que, com este livro, a gente possa discutir mais abertamente esse assunto tão importante e que ainda provoca caras feias", disse o autor.

Encerramento

Para o encerramento oficial estiveram presentes na Arena Cultural o reitor da FURG, Danilo Giroldo, o vice-reitor, Renato Duro Dias, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado e o patrono da 48ª Feira do Livro, Sérgio Carvalho Pereira.

Daniel Prado iniciou sua fala agradecendo a presença do público em todos os dias do evento e também a dedicação do patrono. E ressaltou que a Feira do Livro se caracteriza por ser essencialmente um espaço de valorização da literatura e da cultura. “A avaliação nesse primeiro momento é positiva, pelo número de pessoas que circularam, pelo número de livros vendidos – mesmo sendo realizada no outono -, superou nossas expectativas. Um destaque especial para a participação da comunidade do entorno da região sul que veio prestigiar a Feira. O que mais me chamou atenção foi a vontade das pessoas de estarem aqui, a felicidade do reencontro com os livros, os shows, das conversas, das brincadeiras lúdicas com as crianças. Isso para nós é extremamente significativo, a Feira do Livro se tornou um espaço de reencontro entre as pessoas depois de 2 anos. Além disso, o período escolar proporcionou a presença massiva de estudantes, em que cerca de 30 escolas e mais de 4 mil alunos participaram ativamente da Rua das Crianças e de atividades culturais. O importante foi termos realizado a Feira, e agora temos indicadores para tomarmos as decisões relativas ao futuro do evento”. Em seguida o representante da Proexc passou a palavra para o patrono.

Sérgio Carvalho Pereira contou estar vivendo um misto de emoções com o término da Feira, “os dias que passei envolvido com a 48ª Feira do Livro, desde o momento que fui convidado para patrono, em 14 de dezembro de 2021, lá na Reitoria, até hoje, foram dias plenos de alegria, encantamento e trabalho”. O patrono caracterizou a Feira como um projeto comunitário, extensionista, inclusivo e solidário. E agradeceu a diretora de Arte e Cultura, Débora Amaral por lhe integrar a equipe, “desde a primeira reunião que tive com a Débora ela me aceitou como um colaborador me colocou na equipe e me incluiu para que eu pudesse ajudar na Feira. E isso era tudo o que eu queria me sentir mais que o patrono, me senti um trabalhador pela cultura, pela arte, pela Feira do Livro que tanto gosto e vivo há quase cinco décadas”.

Já o vice-reitor da FURG, Renato Duro Dias, ressaltou que a Feira é um espaço tradicional da cultura de Rio Grande e que essa foi “a feira dos reencontros e dos abraços. Sentimos uma mescla de alegria e gratidão, pois nesse momento crescente da volta das atividades presencias, podemos realizar nossa feira. Espero nos reencontrarmos na 49ª Feira do Livro”.

O reitor da FURG, Danilo Giroldo iniciou sua fala agradecendo a todos os trabalhadores que construíram a Feira, “quem faz a Feira são todos os trabalhadores, ou seja, o Estado Brasileiro, por isso é importante que se valorize as instituições públicas”. Giroldo agradeceu ainda o empenho e dedicação de Sérgio que se envolveu desde o pensar a infraestrutura até a organização da programação. E por fim saudou a presença do público: “a presença do público, mesmo com o evento acontecendo em um período diferente, mostra que a comunidade se apropriou da Feira, e isso nos dá segurança para planejarmos nossas ações diante de momentos tão difíceis”, finalizou o reitor.

Após o encerramento, o público presente pôde conferir o som e o ritmo dos tambores, com Kako Xavier e o “Baile da Tamborada”.

“Baile da Tamborada”

Para o encerramento da 48ª Feira do Livro, o público conferiu o “Baile da Tamborada”, baseado no repertório do novo álbum, de mesmo título, que vem provocando o público ao mostrar à nova cara da música no sul do Brasil. A mistura do afrosamba com pitadas de baile gauchesco.

O show teve como base rítmica as misturas da vaneira com o ijexá e do vanerão com a batucada, dando protagonismo aos tambores ancestrais e artesanais, mostrando a fusão do violão de Kako Xavier com o acordeon, os metais e os tambores. No palco junto ao artista estiveram os integrantes do projeto Tamborada, grupo de pessoas de diferentes idades, etnias e gêneros unidos pelo som dos tambores.

Livros mais vendidos

De acordo com o Sistema de Bibliotecas (SiB) da FURG, foram vendidos 8.449 livros nas bancas da feira. O procedimento de coleta foi realizado diariamente, onde foram registrados os três livros mais vendidos e a quantidade de obras vendidas em cada banca. No último dia, foi contabilizado o total geral, a média diária e os livros que tiveram maiores incidências entre os três mais vendidos de cada banca. Assim, livros para desenhar, de diversas editoras, foram os mais citados pelas bancas, entre os três mais vendidos diariamente, sendo o título com maior incidência, conforme mostra a tabela abaixo.

Posição - Título / autor – quantidade

1º - Livros de colorir/desenhar (diversas editoras) – 32
2º - Histórias em quadrinhos / Mangá – 24
3º - Histórias em quadrinhos de heróis – Marvel/DC Comics – 13
4º - Recomeçar – Wagner Passos – 11
5º - Boto Charlie, O – Ivonei Peraça – 10
6º - Diário de Anne Frank, O – Anne Frank – 9
7º - Diário de um Banana (coleção) – Jeff Kiney – 8
     - Harry Potter (coleção) – J.K Rowling – 8
    - Heartstopper (coleção) – Alice Oseman – 8
8º - Clássicos Infantis – 7
9º - Terapia Adulta (coleção) – Paulus (ed) – 6
10º - História do Rio Grande do Sul – Moacyr Flores - 5

Já na banca da FURG o destaque foram os autores que autografaram suas obras durante a Feira do Livro.

Posição - Título / autor – quantidade

1° -  As aventuras de Belinha – Carmem Shiavon – 48
2º -  Da torre de Belém à matriz do Rio Grande de São Pedro – Oscar Décio Carneiro – 40
3º  - Atlas Escolar do Rio Grande-RS – Éder Leandro Bayer Maier – 25
4º -  Sul: poesia e ensaio fotográfico – Sérgio Carvalho Pereira – 21
5º  - O violão pampeano de Lucio Yanel – Zé Daniel – 17
6º -  O inventário do Comendador Domingos Faustino Correa- as decisões judiciais em um século de história e discórdia – Virgilina Edi Gularte dos Santos Fidelis de Palma – 16
7º -  A Era dos Festivais em Rio Grande – Leandro Braz da Costa – 14
8º -  Minis de Quarentena – Joselma Noal – 14
9º -  Objetos, memórias e identidade: os objetos biográficos de Lyuba Duprat – Olivia Silvia Nery – 14
10º -  Canção de assobiar sozinho – Marco Araujo, ilustrações de Malena Caminha – 12
11º -  Clarice Lispector: re/aproximações – Eliane Campello (org) – 12
12º -  Erótica Medusa poesia amatória – Aimée G. Bolaños - 11

 

 

Galeria

48ª edição do evento foi marcada pela volta do público à Praça Didio Duhá

Secom