ARTE

Espaço InComum apresenta atividades no Instituto Cervantes do Rio Janeiro

Ponto alto será na quinta-feira, 26, às 19h, sobre ações em colaboração Brasil/Espanha

Desde o dia 23 até 27 de março, a equipe da Galeria Espaço InComum do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (ILA/FURG) está na cidade do Rio de Janeiro, desenvolvendo mais uma atividade relativa à inserção da cidade de Rio Grande no circuito de exposições e eventos artísticos, através da apresentação de um circuito de exposições entre Espanha e Brasil, desenvolvidos na galeria, contribuindo para a formação dos alunos do curso de Artes Visuais.

Notícias Relacionadas

Na ocasião, a Galeria de Arte dará ênfase à apresentação do projeto Bio-Rest-Art, por ser um projeto de pesquisa sobre a produção de suportes ecológicos, tendo em vista a sustentabilidade do planeta por meio da reciclagem de materiais. A apresentação será feita na quinta-feira, 26, às 19h, no Instituto Cervantes do Rio Janeiro, com entrada gratuita.

A equipe envolvida nas ações é formada pela coordenadora professora dra. Janice Appel, o bolsista e coordenador de montagem Johnny Luz e o pesquisador internacional Domingo Mestre (Espanha).

Conheça os projetos da Galeria Espaço InComum com a Espanha que serão apresentados no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro:

- Bio-Rest-Art (2025), em colaboração com a Universidade Politécnica de Valência (UPV), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Grupo de Pesquisa Observatório de Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros (CNPq/FURG)

- Internaturalezas (2025), em colaboração com a Universidade Politécnica de Valência (UPV), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Grupo de Pesquisa Observatório de Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros (CNPq/FURG)

- De Costa a Costa (2025), em colaboração com a Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH) e o Grupo de Pesquisa Observatório de Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros (CNPq/FURG)

- Conexão Brasil-Espanha: Grupos de Pesquisa (2025), em colaboração com a Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), Grupo de Investigación Matéria (UMH) e Grupo de Pesquisa Observatório de Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros (CNPq/FURG)

- Circuito Grude (2023), em colaboração com Vila Flores (Brasil) e o Museu Internacional de Eletrografia - Centro de Inovação em Arte e Novas Tecnologias (Mideciant) da Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), coletivo Serpiente de Cabezas (Espanha) e Grupo de Pesquisa Observatório de Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros (CNPq/FURG)

- Exposição Duas Beiras/Dos Orillas, 1º Seminário Internacional de Pesquisa da Paisagem Costeira na Arte Contemporânea: Ética, Ecologia e Meio Ambiente (PAEP, Capes), FURG, Instituto Cervantes de Porto Alegre, Galeria Fantastik Lab (Valencia) e Grupo de Pesquisa Observatório de Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros (CNPq/FURG)

Também estão previstas para esta estância do Rio de Janeiro, a visita técnica em exposições, com destaque à ida ao Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro, para a exposição A Coisa Drag, com curadoria de Sandro Ka (UFMG). Sandro fez a doação da obra "Vênus, borracha, metal e vidro, 2017", de sua coleção particular, para o acervo da galeria.


Exposição do acervo

A exposição Acervo da Galeria Espaço InComum inaugurará em 9 de abril, no Centro de Convivência da FURG. O acervo tem a coordenação de Albert Teixeira, aluno egresso do curso de Artes Visuais da FURG. Todas as atividades desenvolvidas promovem a formação complementar e profissional dos alunos de Artes.

O projeto de implantação do Acervo da Galeria Espaço InComum é desenvolvido pelo ILA/FURG, por meio do fomento dado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com administração da Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (FAURG). Até o mês de março de 2026, foram desenvolvidas todas as metas do plano de trabalho, de acordo com o cronograma.


Sobre o Espaço InComum

O projeto da Galeria Espaço InComum, localizada no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), funciona como um polo dinâmico de arte e cultura na cidade de Rio Grande e seu entorno. Para isso, propôs-se a ampliação da galeria e a implantação de um acervo artístico, além da promoção de uma programação diversificada de exposições, intervenções, performances, saraus, debates, conversas com artistas, e editais abertos à comunidade.

A iniciativa busca fomentar a produção artística local e regional, incentivando a interdisciplinaridade e o diálogo entre diferentes campos artísticos, considerando a riqueza cultural e histórica da região, marcada pela presença indígena, quilombola, rural e portuária. A galeria também pretende inserir a cidade de Rio Grande no circuito de exposições e eventos artísticos estaduais, nacionais e internacionais, aproveitando seu histórico de ações culturais. Com a implementação deste projeto, a Galeria Espaço InComum busca não apenas estimular o mercado de trabalho em arte, mas também fomentar a articulação cultural entre os artistas, estudantes e a comunidade de Rio Grande e arredores, contribuindo para o desenvolvimento cultural e social da região.


Sobre a equipe que está no Instituto Cervantes

Janice Martins Appel (Brasil), artista visual, é professora da FURG, coordenadora da Galeria Espaço InComum e coordenadora do projeto PNAB 1226 (FAURG). Atualmente, preside a Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Visuais do Brasil (Anpap) e é líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros (CNPq/FURG).

Domingo Mestre (Espanha), artista visual e produtor/gestor cultural independente, é pesquisador do Observatório de Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros (CNPq/FURG) e colabora como pesquisador e mediador internacional com a Galeria Espaço InComum da FURG.

Johnny Luz (Brasil), artista visual e produtor cultural independente, é bolsista EPEC Cultura no curso de Bacharelado em Artes Visuais da FURG e coordenador de montagem de exposições na Galeria Espaço InComum da FURG.

 

 

Galeria

Divulgação

Assunto: Cultura