PRODUÇÃO ACADÊMICA

Cultura nerd/geek é tema de revista científica

Periódico, que está na quarta edição, agora é editado pelo Liber Studium

A cultura nerd/geek é um fenômeno cultural que cresce exponencialmente a cada ano. O cinema e a televisão exploram universos de super-heróis cada vez mais complexos e interligados com maestria. As histórias em quadrinhos são um sucesso constante há décadas. A Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geeks surgiu para sanar uma lacuna que ainda estava aberta: a divulgação de pesquisas acadêmicas ligadas a esse universo.

Notícias Relacionadas
Fábio Goulart, estudante de Arqueologia da FURG, é um dos editores e afirma que a revista serve como um espaço virtual para a publicação e democratização do conhecimento adquirido pelos pesquisadores da área, permitindo o acesso de todos ao conteúdo. A publicação tem caráter multidisciplinar, ou seja, recebe textos de qualquer área, desde que esteja dentro do universo nerd/geek.

Paralelo com a realidade

Fábio destaca que o fenômeno nerd/geek é criado, pensado e consumido por pessoas em diversos lugares do planeta. “Vem crescendo a quantidade de filmes, séries, quadrinhos e jogos eletrônicos que buscam trazer pautas identitárias como pano de fundo para as suas narrativas, além da questão ambiental, portanto, esses produtos interagem o tempo todo com a sociedade”, afirma.

Vínculo com o Liber Studium

A revista era vinculada ao Diretório Acadêmico de Arqueologia até a publicação da terceira edição. A partir do quarto número (o último publicado até o momento) houve a vinculação ao laboratório Liber Studium, que se dedica ao estudo do capitalismo, por meio da Arqueologia. A decisão foi tomada com o desejo de fortalecer o vínculo da publicação à FURG.

Como participar?

A revista é publicada semestralmente e já foram lançadas quatro edições. Qualquer aluno de graduação e pós-graduação pode enviar textos a qualquer momento para o e-mail revistaestudosnerd@furg.br. Além disso, alunos de ensino médio também podem ter pequenos textos publicados na seção “jovens pesquisadores”.

A revista pode ser acessada clicando neste link.