TRADICIONALISMO

CTG Farroupilha da FURG recebe alunos da rede estadual na Ronda da Chama Crioula

Atividade na Praça Tamandaré repassou conhecimentos sobre a história e cultura gaúcha

Foto: Fernando Halal/Secom

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Farroupilha da FURG participou, na quarta-feira, 14, da Ronda da Chama Crioula que acontece na Praça Tamandaré, próximo ao monumento a Bento Gonçalves. O evento promoveu oficina com 50 crianças da Escola Estadual Adelaide Alvim, tendo como temática "Nossas Etnias".

Notícias Relacionadas

Foi uma tarde onde os estudantes, com idades de 7 a 10 anos, puderam aprender um pouco sobre a história e a cultura gaúcha. A atividade proporcionou também momentos de diversão com a equipe da universidade.

Segundo o patrão do CTG, Nelson Moraes, "parte deles desconhece a nossa cultura, então trouxemos esse grupo para dentro do movimento, para que possam saber um pouco mais sobre nossas tradições".

A 1ª Prenda da 6ª Região Tradicionalista, Tassya Marasciulo, comandou a tarde de atrações. "A gente tenta passar um pouco da nossa cultura para que essas crianças futuramente possam, quem sabe, adentrar no tradicionalismo. Assim, apresentamos a Revolução Farroupilha e o porquê de estarmos aqui, e em seguida mostramos a Chama Crioula, que foi criada em 1947 a partir da atitude de jovens", contextualizou.

As atividades incluíram a introdução à cultura de maneira mais lúdica, com brincadeiras, contação de lendas, teatro de fantoches e apresentações de dança.

Dulce Helena dos Santos, servidora técnica aposentada da FURG e diretora fundadora do Ecomuseu da Picada, também esteve presente. "Tudo o que eu puder fazer para deixar a FURG maior, eu faço. Inspirados pela universidade, fundamos um ecomuseu açoriano e sempre tivemos todo o apoio dela. Estar aqui com os meus amigos é uma felicidade", comentou.

A Chama Crioula representa simbolicamente a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho por sua terra.

Comemorações

Na próxima semana, o CTG Farroupilha completa 39 anos de contribuições para o fortalecimento do diálogo sobre as tradições gaúchas. Criado junto à FURG em 20 de setembro de 1983, o CTG é um importante agente mantenedor da cultura regionalista.


Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

 

Galeria

Atividade na Praça Tamandaré repassou conhecimentos sobre a história e cultura gaúcha

Fernando Halal/Secom