Celebrado por alavancar o surgimento de novos talentos na região, o Festival Universitário de Música do Rio Grande (Musiurg) divulgou a programação da sua aguardada sexta edição. O evento acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, no auditório do Cidec-Sul.
Mostras propõem reflexão sobre relações com o planeta e a arte
Videoclipe de estudante da FURG recebe prêmio de melhor letra no Festival Noia
Movimento Coral apresenta espetáculo Cantares no Teatro Municipal
Além das apresentações dos artistas classificados nas categorias Livre e Temática, as atrações incluem oficinas, rodas de conversa e entregas de premiações nos dois dias. Os shows de encerramento ficam a cargo de Paola Kirst e Guilherme Curi.
Buscando valorizar a música local e regional, o Musiurg teve início nos anos 80 e, desde então, revelou uma série de músicos, intérpretes e compositores de Rio Grande e região. O evento teve sua edição mais recente em 2013, e agora retorna com força total. "O festival visa estimular, reconhecer e valorizar a produção musical na universidade, oportunizando espaço para a criação, fruição e reflexão estética no campo da música", comenta o responsável pela gestão cultural do evento, Roberto Souza, que também é músico e Técnico-Administrativo em Educação lotado na DAC/Proexc.
O Festival Universitário também divulgou o cartaz oficial desta edição, assinado pelo artista gráfico Alisson Affonso - confira ao final do texto. A escolha de Affonso se deu por ele ser um artista reconhecido da cidade, egresso do curso da FURG, e também homenageado na última edição da Feira do Livro da universidade, além de ser músico.
A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) é a responsável pela organização do Musiurg, através do Núcleo de Extensão e Música (Nemus). A curadoria é realizada pela Proexc junto à Secretaria de Comunicação (Secom) e ao Cidec-Sul.
Confira as músicas selecionadas para cada dia de festival:
Quarta, 4
Mostra das Músicas da Categoria Livre
- Acontecimento. Compositor e intérprete: Ricardo Cordeiro.
- Eu Sei (Não Sou um Anjo). Compositores: Lucas Borges de Souza e Matheus Chaves Perazo. Intérpretes: Matheus Perazo & 808 Luke.
- Mormaço. Compositores: Rafael Rechia, Eduardo Custódio, Régis Garcia, Kelvin Tomaz e Nicholas Lucena. Intérprete: The Experience Nebula Room.
- Essa é Pra Você. Compositor: Nadir Alves de Oliveira. Intérpretes: Nadir do Cavaquinho e Grupo Choro Nosso.
- Labareda. Compositor: Lucas Cavalheiro. Intérprete: MaréSom.
- A Canção de Todo o Silêncio. Compositor: Bruno Kohl. Intérprete: Sá Biá.
Quinta, 5
Mostra das Músicas da Categoria Temática: Música e Meio Ambiente
- Vento Contra. Compositores: Rafael Rechia, Eduardo Custódio, Régis Garcia, Kelvin Tomaz e Nicholas Lucena. Intérprete: The Experience Nebula Room.
- Tragédia Anunciada. Compositor: Rafael Christ da Silva. Intérprete: GRIT.
- Canto de Mãe Preta. Compositor: Michael César Silva dos Santos. Intérprete: Maikão Mel.
- Canto Cerrado. Compositor: André Luis Ferreira Barbosa. Intérprete: Sonido tropical.
- Dos Rios às Correntezas. Compositoras: Suzieli Martins e Cecilia Laval. Intérprete: Echo Orbit.
- Nicho. Compositor: Bruno Kohl. Intérprete: Sá Biá.
As oficinas
No dia 4 de dezembro, das 14h às 15h30, o 6º Musiurg apresenta a oficina "Diálogos e Experiências entre Som e Imagem no Portfólio de Artistas e Projetos Culturais", ministrada pela artista visual Aruna Cruz, no Cidec-Sul.
Destinada a toda a comunidade cultural da região, a atividade abordará temas como a criação de uma unidade estética por meio do design gráfico, fotografia, figurino e cenário, a importância do trabalho coletivo e o uso de meios visuais para potencializar a divulgação em redes sociais e portfólios de artistas e músicos.
Aruna Cruz é artista visual, fotógrafa, curadora e designer, com formação em Artes Visuais - Licenciatura/UFPel. Com sua marca Registro do Ato, realiza curadoria fotográfica para compor e potencializar novas narrativas entre a imagem e a poesia. Já participou de exposições em Florianópolis/SC, Belo Horizonte/MG, Pelotas/RS, Porto Alegre/RS, Caxias do Sul/RS, e nas ruas de Buenos Aires - Argentina.
É integrante do Coletivo Pedra Redonda, assinando ensaios fotográficos, coberturas em vídeo e fotografias da cena cultural do Rio Grande do Sul, destacando nomes como Emily Borghetti, Paola Kirst, KIAI Grupo, Gilberto Oliveira, André Paz, Gilberto Monteiro e La Brasa Lunera, entre outros. Hoje, é sócia-proprietária da produtora fuzzz lab, onde realiza e executa diversos projetos e iniciativas culturais como produtora executiva, artista visual, fotógrafa, videomaker, designer e web designer.
No dia 5, também das 14h às 15h30, é a vez da oficina "Na Trilha do Fazer Arte - Um Papo Sobre Carreira e Produção Cultural", ministrada pela produtora cultural Mari Neuwald, no Cidec-Sul.
Destinada à comunidade cultural da região, a oficina irá proporcionar um panorama sobre o mercado cultural, discutir a definição de objetivos profissionais, as habilidades essenciais para um bom profissional, a escrita de projetos culturais e a importância da economia criativa no contexto da produção cultural. Durante a atividade, os participantes serão convidados a compartilhar suas experiências e também a desenhar o "futuro" de sua trajetória profissional, com uma atividade prática de construção do caminho a seguir.
Mari Neuwald atua como produtora executiva desde 2018, participando de diversos projetos, sendo os principais: a curadoria e produção da Feira das Estações, em 2018 e 2019; em 2019, o projeto Outro Olhar, da Joner Produções; com a atriz Lara Bittencourt no projeto Partícula desde 2018, realizando projetos na Funarte, Feira do Livro FURG/Rio Grande, Verão Cultural da Prefeitura do Rio Grande e escolas públicas da zona sul do RS; no Espaço de Arte A Casa do Tambor, no projeto Tamborada e com o artista Kako Xavier, desde 2020. Participou dos premiados projetos Sbórnia em Revista, da Sbórnia Kontra'atracka, e da Nação Preta do Sul, da TV Nação Preta, ambos de Porto Alegre/RS, com o projeto Tamborada e A Casa do Tambor, no ano de 2021; Projeto Risolamento Social – Circo Itinerante, da Teatro VagaMundo, de Santa Maria/RS, em 2021.
Realizou a produção executiva do Salve Arte Festival e do projeto A Turma do Tamborito, do Música A Mil/SESC/RS, este também como direção de produção, em 2021. Realizou a produção executiva da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) em Rio Grande, em 2022. Executou os projetos O Baile da Tamborada e Projeta Mulheres - projeções nas cidades, pela Sedac/RS, em 2023. Em 2024, executou o desfile do Bloco Cultural de Carnaval Tamborada, o espetáculo “Partícula em Cena”, na Festimar, idealizou e executou o projeto Mostra Papareia em Cena, no Teatro Municipal de Rio Grande e realizou a produção de palco do RS Música Urgente, em Porto Alegre.
As inscrições para as duas oficinas são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do Núcleo de Extensão em Música ou no dia do evento.
As rodas de conversa
No dia 4 de dezembro, às 16h, o 6º Musiurg promove a Roda de Conversa "Memórias do Festival Musiurg", no Cidec-Sul. O objetivo da atividade é proporcionar um momento de encontro para compartilhar as memórias das antigas edições do festival, refletir sobre seu impacto na cena musical local e discutir também o presente e o futuro do evento. A roda de conversa será um espaço aberto para o público relembrar momentos marcantes e pensar nas perspectivas do festival para os próximos anos.
A atividade é gratuita e aberta a todos que já participaram ou se interessam pelo Musiurg, criando uma oportunidade de troca e fortalecimento da memória cultural do evento.
No dia 5, às 16h, será realizada a Roda de Conversa "Produção Musical e Carreira Artística", também no Cidec-Sul. O objetivo da roda é proporcionar um espaço para o compartilhamento de experiências sobre a produção musical e a carreira artística, com foco nas particularidades da cadeia produtiva da cultura na região. Será um momento para músicos, produtores e profissionais da área trocarem experiências sobre os desafios e oportunidades no cenário musical local, além de discutirem as possibilidades de crescimento profissional e artístico na região.
A participação é gratuita e aberta a todos que desejam debater sobre a realidade da produção cultural e artística no contexto regional.
Programação
Quarta, 4
14h - Oficina "Diálogos e Experiências Entre Som e Imagem no Portfólio de Artistas e Projetos Culturais", com Aruna Cruz
16h - Roda de Conversa "Memórias do Festival Musiurg"
19h - Abertura
19h30 - Mostra das Músicas da Categoria Livre
21h15 - Show de Encerramento - Paola Kirst (voz e ukulele)
21h45 - Entrega das Premiações
Quinta, 5
14h - Oficina "Na Trilha do Fazer Arte - Um Papo Sobre Carreira e Produção Cultural", com Mari Neuwald
16h - Roda de Conversa "Produção Musical e Carreira Artística"
19h - Abertura
19h30 - Mostra das Músicas da Categoria Temática
21h15 - Show de Encerramento - Guilherme Curi
21h45 - Entrega das Premiações
Cartaz 6º Musiurg - Alisson Affonso