FURG assina acordo de cooperação com universidade cubana

Na manhã da terça-feira, 27, o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, assinou o acordo de cooperação com a Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas (UCLV). O objetivo desse é proporcionar a cooperação acadêmica, cientifica, tecnológica e cultural, contribuindo para a integração de atividades e programas de investigação de interesse comum do ensino nos níveis de graduação e pós-graduação entre as instituições. 

O professor Jaime Gabriel García Ruiz, da UCLV, assinou o documento junto com o professor Danilo e o professor de Direito, Eder Dion de Paula Costa. Ruiz está voltando a Cuba nos próximos dias e entregará o documento à reitora da UCLV, Osana Molerio Pérez, para a efetivação do acordo. 

É interessante destacar que o professor Ruiz está atuando na FURG como professor visitante na disciplina Direito e Economia Solidária, do curso de mestrado em Direito.  

De acordo com informações do secretário de Relações Internacionais, Milton Lafourcade Asmus, o ano de 2018 foi marcante para a internacionalização na FURG  já que foi aprovada a política e o plano de internacionalização da universidade. “Entendemos que para a expansão das  relações o instrumento concreto são os acordos. Para isso, estamos tentando todos os acordos existentes com outras universidades, pois todos são de cooperação mas não necessariamente estão atrelados a alguma ação concreta. Esse que acabamos de assinar com a universidade cubana possui um plano de trabalho”, comenta. 

Na ocasião da assinatura, também estavam presentes o diretor da  Faculdade de Direito (Fadir), Anderson Orestes Cavalcante Lobato e o professor de Direito, Eder Dion de Paula Costa. 

 

Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas (UCLV)

Fundada em 30 de novembro de 1952, esta instituição constitui o mais importante Centro de Educação Superior na região central de Cuba. O ano letivo 2016-2017 começa com a nova universidade integrada, composta por quatro centros universitários: a sede, a sede pedagógica Felix Varela, a Faculdade de Cultura Física e a Escola Universitária de Formação Básica. 

A Universidade Central "Marta Abreu" de Las Villas, a mais interdisciplinar do país, conta com 15.394 alunos e 1719 professores, localizados em 12 faculdades, nas quais são estudadas 52 carreiras que abrangem as humanidades, técnicas e ciências naturais. Há também 29 programas de doutorado, 44 programas de mestrado acadêmicos e quatro especialidades. 

 

Galeria

Assunto: Arquivo