Seminário institucional discute futuro do Pibid

O 19º Seminário Institucional do Pibid foi realizado na última sexta-feira, 23, no Cidec-Sul. Com abrangência regional, o evento trouxe novas discussões sobre a formação de alunos dos cursos de licenciatura, além de professores, supervisores e coordenadores responsáveis institucionalmente pelo programa.

Na mesa de abertura, a reitora Cleuza Maria Sobral Dias ressaltou que esse  “é um momento muito delicado. A sociedade precisa saber que a universidade pública e democrática é importante. Temos sentido nos últimos anos uma falta de reconhecimento deste projeto tão único, que foi pensado há muito tempo, e que foi fundamental na formação de professores e para a qualificação da educação básica". Ela ressaltou as incertezas sobre o futuro do programa, mas assegurou que entregará, na primeira oportunidade de reunião com o futuro ministro da Educação, um documento que defende a manutenção da gratuidade do ensino superior e a valorização da formação de docentes. O documento pode ser consultado no site da Andifes (www.andifes.org.br). "Houve recente e significativa queda nos investimentos, mas o Pibid da FURG é famoso por sua história e seus projetos consolidados, e vamos seguir lutando por ele”, finalizou.

Também estiveram presentes no seminário, entre outras autoridades, a titular da 18ª Coordenadoria Regional da Educação, Janete Cardoso Pinto, o coordenador pedagógico Cícero Miranda, da Secretaria Municipal de Educação, as secretárias municipais de Educação de Santo Antônio da Patrulha, Dalva Maria Provenzi de Carli, e de Santa Vitória do Palmar, Janaína Teixeira de Souza, e a coordenadora do Pibid, Elaine Corrêa Pereira.

"Essa necessidade de mostrar o fazer do Pibid foi reforçada no edital passado, devido ao 'Fica Pibid'. Para chegar até aqui, foi necessária muita luta, de momentos sofridos, mas com nossa mobilização mostramos o fruto do nosso trabalho", frisou a professora Elaine.

 

Melhorias no ensino

 

O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da FURG tem sido o de incentivar a carreira docente, favorecendo processos de formação em rede através da construção da identidade profissional via imersão dos licenciados na escola. Desta forma, busca-se o aperfeiçoamento dos mesmos em relação aos conhecimentos adquiridos na academia como forma de melhorar o ensino da educação básica.

O Pibid está presente em todas as principais instituições de ensino superior que mantêm cursos de licenciatura, e em milhares de escolas de educação básica espalhadas pelo país, que semanalmente recebem grupos de estudantes pibidianos - o contingente atual é de mais de 50 mil jovens.

 

Assunto: Arquivo