Encerramento da XX Semana Acadêmica da Biblioteconomia aconteceu nesta sexta, 23

A XX Semana Acadêmica do curso de Biblioteconomia da FURG encerrou nesta sexta-feira, 23. Com o objetivo de discutir o currículo e as oportunidades dos alunos na Universidade e no mercado de trabalho, o evento teve início na última terça, 20, e contou com palestras, oficinas e workshops.

Nesta sexta, a programação contou com a mesa redonda Da Graduação à Prática Bibliotecária, com participação de Raquel Barcellos, Rita Lemos e Vanessa Dias. Em seguida, um debate sobre as convergências entre a graduação e a prática bibliotecária. O encerramento aconteceu com a palestra "Razões para as citações: reconhecimento aos precursores teóricos", proferida pela professora Sônia Caregnato.

As atividades foram construídas pelos alunos do curso, que contaram com a coordenação da professora Geise Ribeiro da Silva. Ela considerou o evento bastante construtivo. “Tenho muito a agradecer aos alunos porque cumprimos todas as nossas metas; tivemos alguns imprevistos, mas nada que atrapalhasse a construção geral do evento. Este último dia foi muito produtivo, todos os palestrantes trouxeram discussões valorosas tanto na área teórica, quanto na prática”, avaliou.

Compondo a programação do evento, na noite de quinta-feira, 22, foi realizada na Câmara de Vereadores uma audiência pública em prol das bibliotecas do Estado, promovida pela vereadora Tia Deia e presidida pelo vereador Claudio De Lima. A ocasião, que contou com a participação de diversas autoridades locais e regionais, bem como estudantes do curso de Biblioteconomia e bibliotecários da universidade, teve como objetivo debater a importância das bibliotecas na educação e no cenário atual. Segundo a professora Angélica Dias Miranca, que esteve representando o curso de Biblioteconomia da FURG, “um país, uma nação só se desenvolve com incentivo à educação. Este perpassa pela leitura, pelo livro e pela cultura. Não há como ensinar sem fazer com que os alunos tenham acesso aos livros. Queremos alertar o poder público, chamar atenção da sociedade e dizer que nós trabalhamos pensando em uma sociedade mais leitora e mais inclusiva”.

Fotos: Natália Lavall

 

Galeria

Assunto: Arquivo