Péricles Gonçalves é escolhido patrono da 46ª Feira do Livro da FURG

Professor da FURG e membro titular da Academia Rio-Grandina de Letras, Péricles Antonio Fernandes Gonçalves, é o patrono da 46ª Feira do Livro. O convite foi oficializado na manhã desta sexta-feira, 9, pela reitora Cleuza Dias. A Feira tem como tema “FURG 50 anos: um passado de memórias, um futuro de histórias”  e acontece de 24 de janeiro a 3 de fevereiro, na Praça Didio Duhá, balneário Cassino.

Para a reitora, o nome do professor Péricles tem um significado importante para a FURG pela própria trajetória com a Feira do Livro. “Essa Feira está sendo realizada quando a FURG completa seu cinqüentenário e tê-lo como patrono é realizar um resgate na história já que organizou a 1ª Feira do Livro da FURG em 1979, quando a universidade completava seus 10 anos. Péricles sempre participou ativamente de todas as edições” explica. Ainda de acordo com a professora, é uma alegria o professor  ter aceitado o convite. “Tenho a certeza que da forma como o Péricles sempre se dedicou com carinho e competência as Feiras do Livro, nessa irá abrilhantar o momento” finaliza a reitora. 

O professor, ainda muito emocionado, disse que o sentimento é múltiplo de felicidade por ter sido escolhido o patrono. “ Comecei o meu estudo na FURG em 1969 como aluno do curso de direito e minha trajetória nesse período de 50 anos, desempenhando diversas funções, principalmente a implantação da extensão na FURG, faz com que eu fique muito honrado com o convite”, comentou.

 

Sobre o patrono da 46ª Feira do Livro

Nascido em 20 de janeiro de 1950, em Rio Grande,Rio Grande do Sul, Péricles iniciou a sua carreira na FURG em 1975, como diretor do campus avançado da FURG em Cáceres, Mato Grosso. Após, já em Rio Grande, foi o primeiro superintendente na Superintendência de Extensão, época em que foi criado o coral e o teatro da Universidade.

Péricles atuou como diretor e superintendente de editoração e serviços gráficos da atual  Edgraf da FURG. O professor foi  chefe de gabinete do reitor, em 1979, e também atuou como  pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis na antiga Proace.

Atuou como diretor  no Departamento de Ciências Jurídicas atual Faculdade de Direito (Fadir) e colaborou com a  Fundação de Radiodifusão Educativa do Rio Grande (Furerg) como presidente desta.

O professor  foi presidente da Academia Rio-Grandina de Letras, na qual é membro titular da cadeira número 19.  Também faz parte do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres-MT, como membro correspondente.

Péricles é professor da disciplina de Direito Constitucional na Fadir e  atua como  presidente do Núcleo de Memória da FURG (NUME).

 

 

Galeria

Assunto: Arquivo