Servidoras da Prae participam de Congresso Ibero-americano de Docência Universitária

As servidoras da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), da FURG, Jaciana Marlova Gonçalves Araujo, Larissa Migliavacca Pacheco, Cynthia Castiel Menda e a Joice Rejane Pardo Maurell participaram do X Congresso Ibero Americano de Docência Universitária, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro.

Durante o evento as servidoras apresentaram o relato de experiência no eixo temático - Qualidade de Vida na Universidade - intitulado "Ações Preventivas em Saúde Mental na Universidade" e destacaram as atividades da Acolhida Cidadã Solidária como instrumento de promoção de saúde mental. A Acolhida Cidadã Solidária, desenvolvida pelas servidoras que também são profissionais de psicologia, Jaciana Marlova Gonçalves Araujo, Cynthia Castiel Menda e Larissa Migliavacca Pacheco, proporciona oficinas que promovam o desenvolvimento de estratégias de manejo do tempo e técnicas de estudo, além de rodas de conversa que possibilitam discutir questões relacionadas à ansiedade, o medo e as expectativas do ingresso na universidade.

De acordo com as servidoras, os espaços de compartilhamento de expectativas e angústias têm se mostrado proveitosos, pois aproximam os ingressantes uns dos outros e conferem uma dimensão mais realista do que podem esperar dessa nova fase da vida. Destacam também que as ações da Acolhida Cidadã Solidária têm sido momentos fundamentais na prevenção em saúde mental para os alunos ingressantes. “Nota-se que eles se sentem atendidos em suas expectativas iniciais, diminuindo possíveis inseguranças e também criam um vínculo inicial com os serviços de psicologia” explicam.

A servidora e pedagoga Joice Maurell, que é coordenadora de Acompanhamento e Apoio Pedagógico também participou do Congresso e apresentou a pesquisa intitulada “Ingressantes da moradia estudantil: perfil e trajetórias acadêmicas nas disciplinas de cálculo” que tem como campo empírico a moradia estudantil da FURG.

 

 

Assunto: Arquivo