Cineclube Cultura Viva apresenta "Os Silenciados não Mudam o Mundo" nesta quinta-feira, 8

O Cineclube Cultura Viva realiza nova sessão nesta quinta-feira, 8, com o filme nacional “Os Silenciados Não Mudam o Mundo” (2014), de Alexandre Alencar. A exibição acontece às 19h, no auditório das Pró-reitorias, em frente ao pavilhão 4 do Campus Carreiros. A entrada é gratuita.

‘Os Silenciados Não Mudam o Mundo’ retrata o pensamento do educador pernambucano Paulo Freire (1921-1997). O filme tem como eixo o áudio de uma entrevista inédita do filósofo e educador, na qual ele fala sobre rebeldia, amor e autoritarismo, e que serve de fio condutor para a construção de dois personagens, um do sertão pernambucano e outro da capital, Recife.

O título do documentário é uma alusão a uma citação de Freire presente na obra “Pedagogia dos Sonhos Possíveis”, que reúne textos do educador sob organização de Nita Freire.

O projeto da Diretoria de Arte e Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (DAC/Proex) tem por objetivo ampliar os espaços de vivências culturais no campus, com a criação de uma sala de cinema aberta à comunidade universitária, em especial aos moradores da Casa do Estudante, e também ao público externo. A ideia é garantir espaços para dialogar aspectos socioculturais, usando o cinema como artefato cultural para desencadear as discussões e reflexões nas rodas de conversa. A proposta é de realizar uma sessão de cinema a cada mês no Carreiros, até novembro, e uma atividade em cada campus da universidade.

 

Assunto: Arquivo