Divulgada a previsão climática para novembro

A metereologista Eliana Klering, do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, divulgou a previsão climática para o mês de novembro de 2018.

A média histórica de chuva no Estado do Rio Grande do Sul é de, aproximadamente, 132mm (INMET 1981-2010). Em Rio Grande a média histórica de precipitação fica em torno de 95mm. Com relação ao histórico de temperaturas, estas seguem aumentando gradativamente no Estado, variando entre 16,2°C e 23,1°C. Em Rio grande normalmente a temperatura média, no mês de novembro, é de 19,8°C.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) do Oceano Pacífico Equatorial continua apresentando aumento gradativo e mantém-se a tendência de ocorrência do fenômeno El Niño ainda durante esse ano. Até o momento, as projeções para o fenômeno indicam que este deve ser de intensidade fraca a moderada e atuar pelo menos até o mês de abril de 2019. No oceano Atlântico Subtropical as variações de TSM mantém a tendência de aquecimento entre o litoral da região sudeste do Brasil e litoral norte da Argentina. Estas condições apontam para um provável aumento da umidade na região sul do País.

A maioria dos modelos climáticos aponta para um cenário de chuva e temperaturas acima da média em todo o Estado. Pela projeção do modelo estatístico do CPPMET/UFPEL (Figura 1), tanto em Rio Grande quanto em Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha, espera-se aumento de precipitação pluvial no mês de novembro (incremento entre 25 e 50mm com relação a média histórica). No que se refere às temperaturas, estas devem apresentar valores entre 0,5 e 2°C acima da média histórica no Rio Grande do Sul.

 

Assunto: Arquivo