Diálogo UniverCidades reúne gestores municipais e pesquisadores acadêmicos

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 25, no Cidec-Sul, o Diálogo UniverCidades. O projeto UniverCidades, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), possui parceria com a União Europeia no Brasil e visa à troca de experiência entre gestões municipais e instituições de ensino, proporcionando contribuir para o fortalecimento de capacidades locais e de implementação para as políticas públicas. 

O projeto “Arte na Parada”, da Prefeitura Municipal do Rio Grande, foi um dos cinco premiados no MuniCiência - Ciclo 2017-2018 - do UniverCidades, sendo reconhecido nacionalmente. O prefeito Alexandre Lindenmeyer expôs a ideia, presente em diversos abrigos do transporte coletivo, e que proporcionou a valorização desses espaços públicos evitando a constante depredação. O projeto foi destaque nacional e, através de ações como essa, o UniverCidade busca incentivar outras prefeituras a aplicarem a ideia. 

Durante a ocasião, o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, ministrou a palestra “Governança e projetos colaborativos com os municípios no âmbito do Arranjo Produtivo Local (APL) do polo naval e de energia de Rio Grande e entorno”, onde apontou o fenômeno da indústria naval no sul do Rio Grande do Sul e destacou a elevação da renda e a arrecadação municipal. Também citou os projetos entre a FURG e a Prefeitura do Rio Grande, como o Catadores em Ação e o Formação Continuada e Gestores Ambientais no contexto do licenciamento ambiental municipal. 

Participaram do encontro os também vencedores no MuniCiência, o Programa "Santa Clara tem valor”, que foi apresentado pelo prefeito de Santa Clara, Paulo Cezar Kohlraush, e o “Projeto de recuperação e preservação de matas ciliares no oeste de Santa Catarina”, exposto pela engenheira Aline Sobroza Pedroso, do Consórcio Iberê. 

O “Programa de Residência em Gestão Municipal em SC”, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o “Geoprocessamento - Cidade do Rio Grande” do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também foram explicitados. 

 

Galeria

Assunto: Arquivo