Manifesto em defesa da universidade pública e contra a intolerância

A FURG caracteriza-se como um espaço plural e democrático de formação de pessoas, geração e socialização de conhecimento. Sua história de mais de 49 anos é alicerçada em uma forte interação com a comunidade, com inúmeras contribuições para a sociedade, em especial, para a cidade do Rio Grande e região.

É inadmissível que uma universidade pública, patrimônio da humanidade, construída e defendida ao longo da história, seja espaço de práticas antidemocráticas e de incitação à violência. Não é aceitável que, mesmo em um cenário de intensa polarização política, a imagem desta universidade seja manchada por manifestações de ódio, preconceito e intolerância.

Manifestamos nosso veemente repúdio a tais iniciativas, que lamentavelmente vêm ocorrendo dentro e fora da universidade, muitas vezes na forma de mensagens e símbolos de apologia à tortura, que caracterizam conduta criminosa.

A FURG, com o apoio da comunidade, se constituiu como universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade pela competência e dedicação de seus professores e técnicos, com a participação de milhares de estudantes provenientes de diversas regiões do país e que buscam aqui uma qualificada formação técnica e humanística.

A recente expansão e interiorização da FURG possibilitou o aumento de cerca de 6.000 novas vagas, 24 novos cursos de graduação e 30 de pós-graduação, o ingresso de mais de 500 servidores públicos entre professores e técnicos administrativos em educação. Além disso, a infraestrutura física foi triplicada e qualificada, possibilitando o incremento do quadro de trabalhadores terceirizados e a geração de um grande número de postos de trabalho na construção civil. O impacto deste processo, para além do aspecto acadêmico, incide fortemente no cenário econômico e social dos municípios em que a FURG se insere, reforçando o papel da universidade pública como importante ator no desenvolvimento local, regional e nacional.

É inaceitável que integrantes da comunidade que usufrui deste patrimônio da sociedade queiram desqualificá-la, utilizando-se de inverdades em redes sociais e propagando mensagens que depreciam o nome da universidade, ou de gestões que têm trabalhado com muito afinco e compromisso social para manter e ampliar a qualidade desta instituição.

São muitas as gestões que ao longo da história contribuíram com a construção desta universidade para todas e todos. Cada uma foi e é fundamental para sermos o que representamos hoje, nacional e internacionalmente.

De nossa gestão, eleita e reeleita pela comunidade universitária, firmamos compromisso com a defesa da universidade laica, pública, gratuita, inclusiva, socialmente referenciada e de excelência, respeitando a sua vocação para os ecossistemas costeiros e oceânicos.

Nosso compromisso é com uma universidade democrática, baseada no respeito às diversidades e nos direitos humanos. Não compactuaremos com qualquer movimento que venha a descaracterizar, com atos violentos e intolerantes, a natureza plural da FURG.

 

Cleuza Maria Sobral Dias – Reitora

Danilo Giroldo – Vice-reitor

 

Assunto: Arquivo